Brasil

Ministro defende construção de datacenters no Brasil

A construção de centros de armazenamento de dados dos usuários da internet é o ponto mais polêmico do marco civil da internet que tramita no Congresso


	O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo: "não queremos imputar custos altos para as empresas do setor", defendeu o político
 (Antonio Cruz/Abr)

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo: "não queremos imputar custos altos para as empresas do setor", defendeu o político (Antonio Cruz/Abr)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2013 às 11h30.

Brasília - O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, avaliou nesta segunda-feira, 18, que não existem justificativas técnicas ou políticas para que não se exija a construção de datacenters no País para o armazenamento de dados de navegação dos usuários de internet. Esse é o ponto que gera mais discussão em torno da proposta de marco civil da internet que tramita no Congresso.

"Não queremos imputar custos altos para as empresas do setor, tanto que o governo já abriu mão dos tributos que incidem sobre esses equipamentos", afirmou.

O ministro voltou a comentar os casos de espionagem por agências internacionais de inteligência e disse que o governo dos Estados Unidos já foi convidado para a reunião global sobre o futuro da governança da internet que será realizada em São Paulo nos dias 23 e 24 de abril do próximo ano.

Essas declarações, inclusive, foram feitas durante o anúncio da realização da Conferência Internacional sobre Governança Global da Internet, em abril do próximo ano, em São Paulo.

"Sou a favor do monitoramento pode segurança para se evitar crimes cibernéticos, mas sou contra o fato de um país quebrar o sigilo do mundo inteiro. Espionar a presidente Dilma Rousseff e a chanceler Angela Merkel (da Alemanha), ou espionar a Petrobras, não tem nada a ver com segurança nacional", completou.

Acompanhe tudo sobre:InternetEspionagemseguranca-digital

Mais de Brasil

Lula cobra empenho de ministros na aprovação de projetos para segurança

Barroso lista três 'virtudes' que espera de seu substituto no STF

Tarcísio afirma que vai expandir ensino técnico em escolas regulares de SP

Consórcio da Internacional Marítima vence leilão da PPP de travessias de SP