Brasil

Ministro descarta risco de epidemia de dengue durante a Copa

Segundo Chioro, das 12 cidades-sede, apenas Salvador e São Paulo ainda registram transmissão, mas os casos devem cessar em algumas semanas


	Arthur Chioro: “estamos prontos para fazer a Copa das Copas no que diz respeito à saúde”, disse o ministro da Saúde
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Arthur Chioro: “estamos prontos para fazer a Copa das Copas no que diz respeito à saúde”, disse o ministro da Saúde (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2014 às 13h57.

Brasília - O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse hoje (27) que a dengue está controlada no país e descartou o risco de uma epidemia da doença durante a Copa do Mundo.

Segundo ele, das 12 cidades-sede, apenas Salvador e São Paulo ainda registram transmissão, mas os casos devem cessar em algumas semanas.

“Estamos prontos para fazer a Copa das Copas no que diz respeito à saúde”, disse. “Chegaremos, nas próximas duas semanas, a uma transmissão praticamente zero com risco extremamente baixo no país”, completou.

Dados do ministério mostram que, em 2014, houve uma redução de 65% nos casos de dengue em todo o país e de 78% nas mortes devido à doença.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, a estimativa do governo é que sejam registrados menos de 40 casos da doença nas 12 cidades-sede durante o Mundial. “Não podemos pedir uma trégua à dengue porque vai ter Copa. Mas, provavelmente, teremos uma ocorrência muito baixa”, destacou.

Sobre o aumento de casos de sarampo, sobretudo no Nordeste, o secretário lembrou que mais de 75% dos turistas estrangeiros que devem visitar o país durante a Copa são das Américas, onde não há transmissão da doença.

“A gente vem se preparando desde o ano passado”, disse, ao citar medidas preventivas como a vacinação de trabalhadores da área de turismo nas cidades-sede e a vacinação de crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos em todas as regiões metropolitanas da Região Nordeste.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoDengueDoençasEsportesFutebolMinistério da SaúdeSaúde no Brasil

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil