Brasil

Ministro do TCU estuda divulgar balanço diário da covid-19

Diante do atraso do governo em publicar os números, o ministro cogita propor à corte que consolide e divulgue as informações até às 18 horas

Ministros da corte do TCU (Valter Campanato/Agência Brasil)

Ministros da corte do TCU (Valter Campanato/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de junho de 2020 às 12h42.

Diante do atraso do governo em divulgar os números de pessoas contaminadas e mortas pelo novo coronavírus, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, disse que cogita propor à corte de contas que consolide e divulgue os dados diariamente, até as 18 horas.

Desde quarta-feira, 04, os números têm sido disponibilizados pelo Ministério da Saúde perto das 22 horas.

Em sua conta na rede social Twitter, Dantas disse que vai fazer a sugestão aos ministros do tribunal. Caberia ao órgão coletar os dados junto a tribunais de contas estaduais e consolidar as informações.

Com as novas dificuldades para divulgar dados nacionais de infectados, curados e óbitos da covid-19, as instituições devem ajudar. "Cogito propor ao @TCUoficial e aos tribunais de contas estaduais que requisitemos e consolidemos dados estaduais para divulgação diária até 18 horas", disse em sua conta.

"A Constituição garante aos cidadãos a transparência das informações de interesse público. Se momentaneamente o governo federal tem dificuldades operacionais, cabe às demais instituições colaborar para que a sociedade não tenha o seu direito frustrado", afirmou Dantas ao Estadão.

Pelo quarto dia consecutivo, o Brasil registrou mais de 1.000 mortes em decorrência da covid-19. Nas últimas 24 horas, foram 1.005 óbitos, segundo o Ministério da Saúde. No mesmo intervalo, o país teve 30.830 casos confirmados da doença.

No boletim divulgado hoje, não há informações sobre os totais de mortes e casos diagnosticados. A plataforma do Ministério da Saúde sobre a covid-19 está "em manutenção".

Mais cedo, ao ser questionado sobre o atraso na divulgação de dados da doença, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que "acabou matéria no Jornal Nacional", da TV Globo, sobre a covid-19.

Bolsonaro não confirmou se é dele a ordem para que os dados, antes entregues por volta das 19 horas, sejam apresentados apenas perto das 22 horas. "Não interessa de quem partiu [a ordem]. Acho que é justa essa ideia da noite, sair o dado completamente consolidado", disse o presidente.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusMinistério da SaúdeTCU

Mais de Brasil

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU

Dilma Rousseff é internada em Xangai após mal-estar