Brasil

Moradores em áreas de risco são capacitados contra desastres

Durante a simulação, os moradores são retirados das casas ameaçadas, direcionados para as rotas de fugas


	Teresópolis: 821 municípios correm o risco de deslizamentos e enxurradas
 (Vladimir Platonov/ Agência Brasil)

Teresópolis: 821 municípios correm o risco de deslizamentos e enxurradas (Vladimir Platonov/ Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2012 às 14h43.

Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional vai promover, a partir de sábado (24), simulações de acidente para orientar e capacitar moradores que vivem em locais vulneráveis a desastres naturais, como enchentes e desmoronamentos de terra. O treinamento será realizado em sete estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná.

Entre os procedimentos estão emissão de alertas à população, acionamento de sirenes, retirada dos moradores de casas localizadas em terrenos vulneráveis e cadastramento das famílias em abrigos. Durante a simulação, os moradores são retirados das casas ameaçadas, direcionados para as rotas de fugas e depois seguem para um abrigo, onde participam de palestras.

Segundo Armin Braun, diretor do Departamento de Minimização de Desastres da Secretária Nacional de Defesa Civil, é preciso elaborar um plano de contingência nos municípios vulneráveis. Nas oficinas, são emitidos alertas aos moradores, que posteriormente são orientados. “Durante o simulado, aproveitamos para dar palestras de forma a conscientizar os moradores, o que é uma maneira de melhorar a percepção dos riscos a que estão expostos”, contou.

As atividades de sábado ocorrem na comunidade do Morro Boa Vista, em Vila Velha (ES). No domingo (25/11), o treinamento será na Vila Santo Antônio Baronesa, em Santa Luzia (MG), e também na comunidade Arrelia (Complexo Andaraí), na cidade do Rio de Janeiro. Em Santos (SP), o simulado será feito em 1º de dezembro, e no dia seguinte em Estrela, no Rio Grande do Sul. Nas cidades de Itajaí (SC) e Foz do Iguaçu (PR), o exercício será no dia 8 de dezembro, quando o período de treinamento será encerrado.

O Ministério da Integração Nacional realizou simulados pela primeira vez no ano passado, beneficiando todos os estados da Região Sul e Sudeste, além de Pernambuco, Alagoas e da Bahia no Nordeste. No primeiro semestre do ano, foram atendidos os nove estados nordestinos, em trabalho que envolveu mais de 1.200 participantes.

Segundo o Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais, criado em agosto passado, 821 municípios correm o risco de deslizamentos e enxurradas. Além disso, 17 bacias hidrográficas e 170 municípios serão priorizados para evitar inundações. O plano irá investir R$ 18,8 bilhões em ações de segurança às famílias que vivem em áreas de perigo.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisDeslizamentosGoverno

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU