Brasil

Moradores relatam surto de virose e hospitais lotados em Guarujá, no litoral de São Paulo

Incidência da doença teria aumentado também em cidades como Praia Grande e Santos nos primeiros dias do ano

Guarujá (SP): praia do litoral de SP tem aumento de casos de virose e procura por atendimentos em hospitais (Leandro Fonseca/Exame)

Guarujá (SP): praia do litoral de SP tem aumento de casos de virose e procura por atendimentos em hospitais (Leandro Fonseca/Exame)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 3 de janeiro de 2025 às 11h22.

Relatos de surto de virose no litoral de São Paulo tomaram as redes sociais de turistas e moradores de cidades como Santos, Praia Grande e Guarujá nos primeiros dias do ano.

Alguns perfis reclamam ainda da grande procura a postos de saúde e da falta de remédios para alívio dos sintomas, que envolvem febre, náusea, vômito e diarreia.

"A farmácia está mais cheia do que a praia! A virose pegou geral aqui, tá até faltando medicamento para o estômago", escreve uma turista que teria passado a virada na praia das Pitangueiras, no Guarujá.

"Estamos em oito pessoas, sete ficaram doentes", afirma outra mulher, na noite do dia 31 de dezembro, que viajou para a mesma cidade.

O aumento da incidência de viroses no verão não é novidade, por conta da aglomeração nas praias e hábitos de saúde menos equilibrados, por exemplo. As mais comuns são as gastrointestinais, que prejudicam o trato digestivo, causando diarreia e enjoo, e são causadas principalmente por adenovírus e enterovírus transmitidos em contato com superfícies, águas e alimentos.

A doença é considerada autolimitada, ou seja, os vírus permanecem no organismo de três a sete dias, e não existem remédios para combatê-los diretamente, apenas os sintomas. Médicos recomendam repouso e o consumo constante de água, soro caseiro e alimentos leves para repor a perda de líquidos e nutrientes no período mais crítico do quadro.

Acompanhe tudo sobre:PraiasEstado de São Paulo

Mais de Brasil

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Feriado prolongado deve atrair 2,4 milhões de turistas para São Paulo

Novo equipamento para monitorar trânsito chama atenção de motoristas

Bolsonaro segue em UTI cinco dias após cirurgia e tem 'boa evolução clínica', diz boletim médico