Brasil

Moro diz que Lula 'fere espírito republicano' ao indicar Zanin para o STF

Para o ex-juiz da Lava Jato, que travou uma série de embates com Zanin ao longo da Operação, a escolha de um "amigo pessoal do presidente" para a Corte máxima "não favorece a independência da instituição

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, fala à  imprensa (Marcello Casal/Agência Brasil)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, fala à imprensa (Marcello Casal/Agência Brasil)

Agência Brasil
Agência Brasil

Agência de notícias

Publicado em 2 de junho de 2023 às 08h33.

O senador Sérgio Moro afirmou nesta quinta-feira, 1º, que a indicação do advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Cristiano Zanin Martins, ao Supremo Tribunal Federal "fere o espírito republicano". Para o ex-juiz da Lava Jato, que travou uma série de embates com Zanin ao longo da Operação, a escolha de um "amigo pessoal do presidente" para a Corte máxima "não favorece a independência da instituição".

A escolha de Zanin à cadeira do ministro aposentado Ricardo Lewandowski no Supremo foi anunciada na manhã desta quinta-feira 1º. O advogado ainda deve passar por uma sabatina no Senado e ter seu nome aprovado no Plenário da Casa antes de tomar posse no STF.

Sabatina de Moro

A sabatina ainda não foi agendada, mas, na ocasião, Zanin e Moro voltarão a estar frente a frente. Antes, eram o advogado do alvo maior da Lava Jato e o juiz expoente da Operação. Agora se enfrentarão como próximo ministro da Corte máxima e senador.

A indicação foi anunciada pelo presidente do Senado Rodrigo Pacheco na manhã desta quinta-feira, 1º, e confirmada pelo presidente Lula horas depois. "Zanin será excepcional ministro se for aprovado pelo Senado, e acredito que será. O Brasil vai se orgulhar de ter Zanin como ministro da Suprema Corte", declarou o petista.

Não há nenhum impedimento para a escolha de Zanin ao Supremo. A indicação de um ministro do STF é atribuição exclusiva do presidente da República. O nome deve atender a três requisitos: ser brasileiro nato; ter mais de 35 e menos de 65 anos; e ter notável saber jurídico e reputação ilibada.

Acompanhe tudo sobre:Sergio MoroCristiano ZaninLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil