Brasil

Morre Marcello Lavenère, ex-presidente da OAB que assinou pedido de impeachment de Collor

O jurista também foi presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça

Marcello Lavenère, peça-chave no impeachment de Collor, deixa legado de defesa da democracia e justiça social (Divulgação / OAB)

Marcello Lavenère, peça-chave no impeachment de Collor, deixa legado de defesa da democracia e justiça social (Divulgação / OAB)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 12 de janeiro de 2025 às 15h24.

Tudo sobreOAB
Saiba mais

O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcello Lavenère Machado, faleceu neste domingo aos 86 anos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a OAB lamentaram a morte do jurista.

Lavenère ficou nacionalmente conhecido ao assinar o pedido de impeachment do ex-presidente Fernando Collor em 1992, quando era presidente da OAB — entidade que liderou entre abril de 1991 e março de 1993.

O advogado alagoano também foi procurador do estado de Alagoas e presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça entre 2003 e 2007.

Repercussão das autoridades

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma nota:

“Sempre atuante na defesa da democracia e da justiça social, Lavenère deixou seu legado na advocacia do Brasil e à frente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, e se dedicou à luta pela reparação às vítimas da ditadura. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos, colegas e admiradores”, diz a nota do presidente.

A morte também foi lamentada pela OAB Nacional, que decretou sete dias de luto oficial. O luto foi decidido pelo vice-presidente nacional e presidente em exercício da OAB, Rafael Horn.

Para ele, “a atuação de Lavenère na advocacia e na OAB é exemplo para todos que têm compromisso com a profissão”. Horn disse ainda que “o legado de Lavenère é de luta permanente”.

“— O sentimento que nos toma é de tristeza. Quem partiu foi um dos imprescindíveis da advocacia. Um homem com alma generosa e solidária. O presidente Marcello nos deixa ensinamentos de coragem e altivez. Que descanse em paz na eternidade. À família e aos amigos, registro meu sincero pesar — declarou o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti.

Acompanhe tudo sobre:MortesOABFernando Collor de MelloLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil

Justiça Eleitoral condena Marçal por abuso de poder e o declara inelegível

Alexandre de Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil

ViaMobilidade investirá R$ 1 bilhão nas linhas 8 e 9 para reduzir intervalos e reformar estações