Brasil

MPF defende multa superior a R$ 1,38 mi para Facebook Brasil

Punição seria aplicada após o site se recusar a interceptar dados de investigados por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico em 2016

Facebook: alvos da quebra de sigilo com aval da Justiça Federal no Rio de Janeiro eram os perfis dos suspeitos no Facebook e seus dados no Facebook Messenger (Leon Neal/AFP)

Facebook: alvos da quebra de sigilo com aval da Justiça Federal no Rio de Janeiro eram os perfis dos suspeitos no Facebook e seus dados no Facebook Messenger (Leon Neal/AFP)

R

Reuters

Publicado em 7 de fevereiro de 2017 às 11h07.

Última atualização em 7 de fevereiro de 2017 às 17h03.

São Paulo - O Ministério Público Federal (MPF) informou nesta terça-feira que manifestou à Justiça ser favorável à correção da multa de 1,38 milhão de reais cobrada do Facebook Brasil por descumprir uma ordem judicial em fevereiro de 2016.

De acordo com nota à imprensa do MPF, naquele mês a empresa se recusou a interceptar dados de dois investigados por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico

Os alvos da quebra de sigilo com aval da Justiça Federal no Rio de Janeiro eram os perfis dos suspeitos no Facebook e seus dados no Facebook Messenger.

A Procuradoria Regional da República da 2ª Região disse que a multa deve ser corrigida, considerando cobranças diárias de 20 mil reais a partir da comunicação recebida, em março, por um funcionário da empresa.

Em nota, um porta-voz do Facebook Brasil disse que a empresa cumpre a legislação brasileira, mas considera a multa indevida. "Vamos utilizar os recursos garantidos pela justiça", acrescentou.

No parecer ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região, o MPF também opinou que a multa diária não deve ser aplicada em conjunto contra o Facebook Brasil e o funcionário que recebeu a comunicação processual.

Para a procuradoria, a denúncia contra o funcionário partiu de um equívoco do juiz, que deu a entender que a pessoa física sujeita a multas é o presidente da empresa.

Acompanhe tudo sobre:FacebookMinistério PúblicoRedes sociais

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU