Brasil

MST ocupa Fazenda do senador Eunício Oliveira

De acordo com a organização do movimento, três mil famílias estão no local

Militante do MST durante uma ocupação (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Militante do MST durante uma ocupação (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de agosto de 2014 às 17h57.

Brasília - O Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) ocupou neste domingo, 31, a Fazenda Santa Mônica, de propriedade de Eunício Oliveira (PMDB), senador e candidato a governador do Ceará.

De acordo com a organização do movimento, três mil famílias estão no local. Eunício, que continuará em campanha, não se pronunciará a respeito do assunto, deixando o tema exclusivamente com o diretor administrativo da agropecuária, Ricardo Augusto.

Para Augusto, a invasão foi um ato "surpreendente". Segundo nota do diretor, a fazenda é produtiva e está localizada em Goiás, em uma região sem conflitos agrários.

"É uma propriedade que observa todas as normas da legislação trabalhista, tributária e ambiental, inclusive com áreas de proteção e de guarda de espécies da fauna silvestre homologadas pelo Ibama", argumentou.

Já o MST diz que as terras são improdutivas.

"O MST denuncia a escandalosa relação do senador Eunício com expulsão de dezenas de famílias camponesas da região, com o único intuito de promover a especulação fundiária, em uma região onde o preço da terra tem se valorizado muito nos últimos anos."

Segundo o movimento, algumas propriedades do político estão arrendadas para a produção de soja e milho, o que demonstraria o interesse exclusivamente financeiro que o senador tem com a área.

"Esse é um claro exemplo de como o Estado brasileiro tem profundos vínculos com o latifúndio e o agronegócio", trouxe a nota do MST.

Com essa ocupação, o MST alega que reafirma seu compromisso com a sociedade brasileira de lutar pelo fim do latifúndio. "A não realização da Reforma Agrária só interessa a uma pequena elite que defende apenas seus interesses, não os do Brasil."

Acompanhe tudo sobre:MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem TerraPolítica no BrasilreformasSenado

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil