Brasil

Mudança Climática: queda de temperatura chega em Abril

Frentes frias chegam ao Brasil trazendo um clima mais ameno e antecipando o outono, com queda de temperatura em diversas regiões

Raphaela Seixas
Raphaela Seixas

Estagiária de jornalismo

Publicado em 26 de março de 2025 às 11h16.

Última atualização em 26 de março de 2025 às 11h19.

Tudo sobreClima
Saiba mais

Prepare os casacos. Depois de um início de ano com temperaturas acima do normal, o Brasil pode sentir um gostinho do outono já na primeira semana de abril. A chegada de duas frentes frias entre sexta, 28 e segunda, 31, promete mudar o cenário, e trazer um respiro para quem anseia por dias mais frescos.

Uma dança climática em andamento

Uma mudança climática está prestes a começar, com duas frentes frias. A primeira, mais tímida, surge no litoral de Santa Catarina no final de março, e aumenta a umidade e muda levemente a direção dos ventos no Sul.

A mudança principal acontece no início de abril, com a formação de uma frente fria mais robusta entre a Argentina e o Uruguai. Essa frente impulsionará umidade e ar frio para o Brasil, marcando o início de um período com temperaturas mais amenas.

Impacto da queda de temperatura

As áreas mais afetadas pela queda de temperatura serão o Sul, o Centro-Oeste e o Sudeste do país. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, oeste e sul de Mato Grosso do Sul e áreas do sul de Mato Grosso devem sentir a diminuição mais significativa nas temperaturas mínimas e máximas.

A umidade persistirá no Sul, com previsão de pancadas de chuva forte em alguns momentos. No Sudeste, a mudança de temperatura deve ser sentida a partir do primeiro fim de semana de abril, trazendo um clima mais típico de outono.

Embora não se espere um frio extremo, a mudança será notável em relação ao calor dos primeiros meses do ano. Essa pode ser a primeira massa de ar frio a derrubar as temperaturas para abaixo da média em diversas regiões, proporcionando dias com "cara de outono".

Acompanhe tudo sobre:ClimaFrio

Mais de Brasil

Chuva forte deixa São Paulo em estado de atenção para alagamentos

Petrobras espera que Ibama libere avaliação pré-operacional da Margem Equatorial em abril

Greve dos entregadores: veja quais são as reinvindicações da categoria

Greve dos entregadores: quais estados serão afetados?