Brasil

'Não seremos submissos': de Severino a Lira, o que disseram os eleitos para presidir a Câmara

Casa elege seu próximo comandante neste sábado; Hugo Motta é favorito

Arthur Lira deixa presidência da Câmara após dois mandatos  (Lula Marques/Agência Brasil)

Arthur Lira deixa presidência da Câmara após dois mandatos (Lula Marques/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 1 de fevereiro de 2025 às 09h18.

Última atualização em 1 de fevereiro de 2025 às 09h19.

Após dois mandatos de Arthur Lira (PP-AL), a Câmara dos Deputados elege neste sábado um novo presidente da Casa. O favorito é Hugo Motta que chega ao dia de votação com o apoio de governistas e bolsonaristas.

Veja abaixo trechos dos discursos dos parlamentares eleitos para o cargo nos últimos 20 anos.

Arthur Lira - 2023
— Essa Casa não referendará qualquer discurso ou manifestação que atente contra a democracia. Terá a rejeição do Parlamento, do povo brasileiro e o rigor da lei — afirmou ao tratar, com tom incisivo, sobre os atos de vandalismo de 8 de janeiro.

Arthur Lira - 2021
— Temos que examinar como fortalecer nossa rede de proteção social. Temos que vacinar, vacinar, vacinar o nosso povo. Temos que buscar o equilíbrio das nossas contas públicas — disse durante a pandemia da Covid-19.

Rodrigo Maia - 2019
— As reformas não são simples, mas são necessárias. Visitei quase todos os estados brasileiros, visitei deputados, deputadas, prefeitos governadores, todos eles, do PT ao DEM, me pediram uma coisa: se não aprovarmos essas reformas, todos os estados e municípios chegarão ao ponto que chegou Minas Gerais, onde os bombeiros trabalham naquela tragédia (de Brumadinho) sem receber salários — afirmou.

Rodrigo Maia - 2017
— Muito se fala em fortalecimento da nossa Casa, muito se fala em fortalecimento da Câmara, mas mais uma vez o ator principal da nossa eleição foi o Poder Judiciário e, por incrível que pareça, por decisão dos próprios políticos. Essa é uma decisão que vem enfraquecendo a nossa casa — disse.

Rodrigo Maia - 2016
— Vamos partir de amanhã tentar governar com simplicidade. Nós temos muito trabalho a fazer, nós temos que pacificar esse plenário. Nós temos uma pauta do governo para discutir, mas também uma pauta da sociedade, que é também muito importante — afirmou.

Eduardo Cunha - 2015
— A gente deixou muito claro que ia buscar altivez e independência do parlamento. Aqui é palco de exercer os grandes debates que a Casa precisa e vai fazer. Nunca, em nenhum momento, falamos que seríamos oposição. Não falamos também que seríamos submissos — disse.

Henrique Eduardo Alves - 2013
— Que nunca se esqueçam os outros poderes, com todo o respeito. A minha querida presidente Dilma (...), ao poder Judiciário, todas as homenagens, a um e a outro. Mas o poder que representa o povo brasileiro na sua mais sincera legitimidade, queiram ou não queiram, é esta Casa aqui, é o poder Legislativo — afirmou.

Marco Maia - 2011
— Não tenho dúvidas de que vamos produzir uma boa pauta para que o povo brasileiro possa se orgulhar dos deputados que elegeu — disse.

Michel Temer - 2009
— Não sou um deputado do PMDB, eleito para o PMDB. Sou o presidente da Câmara dos Deputados e esse é o papel que vou representar — afirmou.

Arlindo Chinaglia - 2007
— Durante a campanha, além da política, eu fiz amigos e amigas. Mantenho com ambos os companheiros de jornada uma relação especial. Com referência às disputas, elas vão acontecer, porque são próprias do parlamento, mas a presidência vai ter o dever da imparcialidade — disse.

Aldo Rebelo - 2005
— Eu sou um alagoano tranquilo, sou um homem pacífico, sou homem do diálogo, sou homem da conciliação, mas isso não significa ausência de firmeza e de ânimo — afirmou.

Severino Cavalcanti - 2005
— Sou um homem de Cristo e não alimento o ódio. Eu vou trabalhar de acordo com os interesses do país. Não tenho qualquer posição pré-tomada que possa prejudicar a administração do presidente da República — disse.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCongressoPolítica

Mais de Brasil

Eduardo Leite deixa aliados de sobreaviso sobre saída do PSDB e indica que pode se filiar ao PSD

Anvisa torna obrigatória retenção da receita para a venda de Ozempic

Veja como vai funcionar novo programa de perícias do INSS para diminuir fila

Relator da maior aposta de Lula, Lira diz que seria 'honraria' ocupar cargo de vice de Bolsonaro