Brasil

Navios para cabotagem aumentam 48% em 5 anos, diz Ilos

Atualmente, 156 embarcações fazem a operação de cabotagem no país por meio de 31 empresas


	Navios: pesquisa mostra que o volume de produtos transportados por meio de cabotagem cresceu, em média, 4% nos últimos oito anos
 (Justin Sullivan/Getty Images)

Navios: pesquisa mostra que o volume de produtos transportados por meio de cabotagem cresceu, em média, 4% nos últimos oito anos (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2012 às 13h43.

São Paulo - O número de embarcações disponíveis para o transporte marítimo de cargas no Brasil deve crescer 48% - para 231 navios - até 2017, informa um estudo do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), divulgado nesta quinta-feira. Atualmente, 156 embarcações fazem a operação de cabotagem no País por meio de 31 empresas.

O Ilos mostra que o volume de produtos transportados por meio de cabotagem cresceu, em média, 4% nos últimos oito anos. No período, o transporte de carga geral subiu 15%, também em média. No perfil da carga transportada pela cabotagem, a maior parte é constituída por granel líquido (79%), por conta de combustíveis e óleos minerais, que representam 77% do total de mercadorias que utilizam operação no Brasil.

A pesquisa consultou 100 das 500 maiores empresas do País e mostrou que 68% têm a expectativa de aumentar o volume de produtos transportados por cabotagem nos próximos dois anos. O crescimento médio verificado é de 36%. Apenas 9% das companhias responderam esperar queda no uso desse transporte.

Para o diretor de Desenvolvimento de Negócios do Instituto Ilos, João Guilherme Araujo, o cenário é animador. "A demanda está colocada. O que devemos fazer é avançar pela perspectiva de como fazer os marcos do setor avançarem e perceber o que o cliente está precisando", disse, durante a apresentação do estudo.

A cabotagem, contudo, ainda responde por 9,6% da matriz brasileira de transporte, enquanto o modal rodoviário representa 65,6%. Para efeito de comparação, na União Europeia a cabotagem significa 37% da matriz de transporte do bloco e na China, 48%, relata o estudo.

Acompanhe tudo sobre:NaviosSetor de transporteTransporte e logísticaTransportestransportes-no-brasil

Mais de Brasil

Defesa de Bolsonaro recorre contra decisão de Moraes e pede mais prazo para responder PGR

Erika Hilton apresenta hoje proposta para acabar com escala 6x1

Sul sofrerá com onda de calor, enquanto 18 estados terão chuvas intensas nesta terça

Lula se reúne hoje com centrais sindicais falar do FGTS de quem optou por saque-aniversário