Brasil

Nível do Sistema Cantareira volta a cair

O nível do Sistema Cantareira voltou a baixar hoje caindo de 12,4% para 12,2%


	Sistema de captação de água do sistema de abastecimento Cantareira na represa de Jaguari, em Joanópolis: há um ano, o volume estava em 63,1%
 (Paulo Whitaker/Reuters)

Sistema de captação de água do sistema de abastecimento Cantareira na represa de Jaguari, em Joanópolis: há um ano, o volume estava em 63,1% (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2014 às 12h33.

São Paulo - O nível do Sistema Cantareira, o principal reservatório de abastecimento de água da região metropolitana de São Paulo, voltou a baixar hoje caindo de 12,4% para 12,2%, a pior marca dos últimos 84 anos.

Há um ano, o volume estava em 63,1%.

Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia deve chover na Região Sudeste, neste final de semana, mas de forma isolada.

Apesar de o governador do estado, Geraldo Alckmin, não descartar a possibilidade de ser necessária a implantação do rodízio como forma de minimizar o impacto dessa escassez no armazenamento, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo não cogita tal hipótese.

Para a presidente da empresa, Dilma Pena, com a utilização da reserva técnica (a água que fica em profundidade abaixo do atual nível de bombeamento) e a complementação por meio de outros sistemas como o do Alto Tietê e de Guarapiranga não há risco de desabastecimento.

A captação da reserva técnica, também chamada de “ volume morto” deve começar em maio próximo.

Na tentativa ainda de equacionar a crise no Sistema Cantareira, o governo paulista ampliou , na semana passada, o leque de consumidores estimulados a reduzir o gasto de água em troca de um bônus de 30% na tarifa no caso de uma queda de 20% no consumo.

Na região da Cantareira, a medida já resultou em uma economia de 2 metros cúbicos por segundo.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaChuvascidades-brasileirasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasMetrópoles globaisSabespSaneamentoSão Paulo capitalServiços

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil