Brasil

No 2º turno das eleições, Lula ganharia de Bolsonaro por 54% a 37%, diz Datafolha

A pesquisa mostra que Bolsonaro segue como o candidato mais rejeitado pelos eleitores

O segundo candidato com maior índice de rejeição é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Ricardo Stuckert/Alan Santos/Flickr)

O segundo candidato com maior índice de rejeição é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Ricardo Stuckert/Alan Santos/Flickr)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 18 de agosto de 2022 às 20h35.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o presidente Jair Bolsonaro (PL) por um placar de 54% a 37% em um eventual segundo turno, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 18. Brancos e nulos somam 8%. Não sabem, são 2%.

A pesquisa mostra que Bolsonaro segue como o candidato mais rejeitado pelos eleitores, com 51% que declaram que não votariam nele de jeito nenhum. O segundo candidato com maior índice de rejeição é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 37%. Em seguida vem Roberto Jefferson (PTB) e Ciro Gomes (PDT), ambos com 25%.

Na sequência no quesito rejeição, aparecem Eymael (DC), com 19%; Léo Pericles (UP), com 18%; Vera (PSTU), com 18%; Felipe d'Ávila (Novo), com 17%; Simone Tebet (MDB), com 17%; Soraya Thronicke (União Brasil), com 16%; e Sofia Manzano (PCB), com 16%. Outros 2% rejeitam todos, enquanto 1% não rejeita nenhum — e 3% não sabem.

Bolsonaro continua líder em rejeição, mas vem oscilando para baixo, dentro da margem de erro. Em maio, ele tinha índice de 54%. No mês seguinte, o porcentual ficou em 55%, reduzindo para 53% em julho. Lula também mantém o segundo lugar desde maio, quando tinha 33% de rejeição, passando para 35% em junho e 36% em julho.

O instituto ouviu 5.744 eleitores em 281 cidades de terça, 16, data do começo da campanha de rua, e esta quinta (18). A pesquisa, contratada por Folha e TV Globo, tem margem de erro de dois pontos porcentuais e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-09404/2022.

LEIA TAMBÉM:

Corrida Eleitoral: Lula tem 47% e Bolsonaro, 32%, segundo Datafolha

Bolsonaro recua e dará entrevista ao "Jornal Nacional" no dia 22 de agosto

Acompanhe tudo sobre:Crise políticaDatafolhaEleições 2022Política

Mais de Brasil

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Feriado prolongado deve atrair 2,4 milhões de turistas para São Paulo

Novo equipamento para monitorar trânsito chama atenção de motoristas

Bolsonaro segue em UTI cinco dias após cirurgia e tem 'boa evolução clínica', diz boletim médico