Brasil

Nova bandeira de Belo Horizonte é rejeitada por mais de 80% dos eleitores

A capital mineira manterá sua bandeira atual, que exibe o brasão da cidade

As duas opções de bandeira de Belo Horizonte: a atual, com o brasão da cidade, e a nova proposta minimalista, que será decidida em referendo (Divulgação)

As duas opções de bandeira de Belo Horizonte: a atual, com o brasão da cidade, e a nova proposta minimalista, que será decidida em referendo (Divulgação)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 6 de outubro de 2024 às 20h34.

Última atualização em 6 de outubro de 2024 às 20h42.

Tudo sobreEleições 2024
Saiba mais

A proposta de mudar a bandeira de Belo Horizonte foi amplamente rejeitada pelos eleitores durante as eleições municipais deste domingo, 6.

Com cerca de 84% dos votos contrários à alteração e mais 97% das urnas apuradas, a capital mineira manterá seu símbolo atual, que exibe o brasão da cidade sobre um fundo branco.

Além de escolherem prefeito e vereadores, os eleitores foram questionados neste domingo se aprovavam a nova bandeira, criada por um designer local e aprovada pela Câmara Municipal em 2023.

Na votação obrigatória, realizada após a escolha para prefeito e vereadores, os eleitores responderam à pergunta: "Você aprova a alteração da bandeira de Belo Horizonte?"

Para votar pela mudança, os cidadãos precisavam digitar 1, enquanto a manutenção do modelo atual correspondia ao número 2. Havia também a opção de votar em branco ou anular o voto.

Não houve exibição das bandeiras nas urnas, apenas em cartazes nas seções eleitorais. Apenas 15,71% votaram a favor da mudança, enquanto a taxa de abstenção foi de 29,56%.

Clique aqui para ver o resultado das eleições 2024 no Brasil em todas as capitais

Atualmente, a bandeira de BH, que completa quase três décadas, usa o brasão da cidade sobre um fundo branco. A nova proposta, no entanto, adota um estilo mais minimalista. Ela traz elementos que representam o pico Belo Horizonte, na Serra do Curral, simbolizado por um triângulo verde, e o sol.

A sugestão para alterar o símbolo surgiu em 2022, quando o designer Gabriel Figueiredo desenvolveu, por conta própria, uma nova versão da bandeira. Após ser compartilhada nas redes sociais, a ideia ganhou destaque e se espalhou rapidamente, mas enfrentou críticas pela falta de alternativas e pela ausência de audiências públicas para discutir o tema.

Em julho de 2023, a Câmara de Belo Horizonte aprovou a criação de uma nova bandeira para a cidade, por meio da Lei 11.559. No entanto, a mudança só seria confirmada após referendo popular, o qual foi realizado neste domingo.

Nova bandeira de Belo Horizonte é rejeitada por mais de 80% dos eleitores

Nova bandeira de Belo Horizonte é rejeitada por mais de 80% dos eleitores (Divulgação)

VEJA O RESULTADO COMPLETO DA VOTAÇÃO PARA PREFEITO DE BELO HORIZONTE

Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD) vão disputar segundo turno

Os candidatos Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD) vão disputar o segundo turno das eleições 2024 para o governo de Belo Horizonte (MG), de acordo com dados de apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com 93,83% das urnas apuradas, Engler obteve 34,42% dos votos válidos, e Noman recebeu 26,45%. Em terceiro ficou Mauro Tramonte (Republicanos), com 15,15%.

Quem são os candidatos a prefeito de Belo Horizonte

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024Belo Horizonte

Mais de Brasil

Não é só Bolsonaro: 13,5% das prisões do Brasil são domiciliares com uso de tornozeleira eletrônica

Quais são as 10 cidades mais violentas do Brasil? Veja ranking

Quais são as 10 estados mais violentos do Brasil? Veja ranking

'Se ele estiver trucando, vai tomar um seis', diz Lula sobre tarifa de Trump