Brasil

Nova interdição para veículos no Minhocão entra em vigor amanhã

A extensão do horário foi determinada pela Lei Municipal 16.833, sancionada no dia 8 de fevereiro pelo prefeito João Doria

Minhocão: ficará fechado integralmente para carros aos sábados, domingos e feriados (Eduardo Albarello/VEJA)

Minhocão: ficará fechado integralmente para carros aos sábados, domingos e feriados (Eduardo Albarello/VEJA)

AB

Agência Brasil

Publicado em 8 de março de 2018 às 17h28.

Começa a valer nesta sexta-feira (9) o horário estendido de fechamento do acesso de veículos ao Elevado João Goulart, mais conhecido por Minhocão, via de ligação da zona oeste ao centro da cidade de São Paulo. A interdição será das 21h30 de amanhã às 6h30 de segunda-feira (12).

A extensão do horário foi determinada pela Lei Municipal 16.833, sancionada no dia 8 de fevereiro pelo prefeito João Doria, que criou o Parque Municipal do Minhocão. De acordo com a lei, o Minhocão ficará fechado integralmente para carros aos sábados, domingos e feriados. A partir de maio próximo, o atual período de interdição de segunda a sexta-feira (das 21h30 às às 6h30) será alterado, passando a valer entre as 20h e as 7h.

A retirada do trânsito de veículos no local é uma antiga reivindicação de moradores e proprietários de prédios no entorno, que desde a inauguração da obra, em janeiro de 1971, queixavam-se do barulho, da perda de privacidade e da desvalorização dos imóveis. Inaugurada em 1970, na gestão do então prefeito Paulo Maluf, a via de mão dupla se estende do Largo Padre Péricles, em Perdizes, na zona oeste, por 3.400 metros até a Praça Roosevet, na região central.

Em 1976, o tráfego, antes liberado 24 horas, passou a ser restrito da meia-noite às 5h, visando diminuir o barulho tanto dos motores quanto o causado por acidentes. A medida sofreu alterações, em novembro de 1989, quando a interdição passou a ser de segunda a sábado, das 21h30 até as 6h, e com fechamento total aos domingos. Desde julho de 2015, a interdição passou a ser das 15h de sábado até as 6h de segunda-feira.

A partir de agora, durante todo o dia nos fins de semana e feriados, haverá interdição integral do Minhocão. O acesso pela Rua Albuquerque Lins manterá o horário de fechamento das 21h30 às 9h.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego, agentes do trânsito vão monitorar e orientar o tráfego na região do elevado. Durante o período de restrição aos veículos, a via passou a ser ocupada como área de lazer, em que as pessoas praticam esportes, fazem caminhadas e, ocasionalmente, contam com eventos de diversão e cultura.

 

Acompanhe tudo sobre:São Paulo capitalJoão Doria Júnior

Mais de Brasil

Paraná tem maior redução de homicídios dolosos desde 2007

PEC da Segurança deve ser votada em dezembro por comissão, diz Motta

Provas anteriores do Enem: onde baixar e como usá-las para uma revisão eficaz

Governo poderá mirar no piso da meta fiscal após ajuda do Congresso