Brasil

Novo ciclone se forma no Sul: como o fenômeno afetará São Paulo

Este é o quarto ciclone extratropical que se forma próximo do Rio Grande do Sul em um mês e meio

Ciclone extratropical: novo fenômeno deve ser menos intenso  (Frio SP/Getty Images)

Ciclone extratropical: novo fenômeno deve ser menos intenso (Frio SP/Getty Images)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 25 de julho de 2023 às 15h12.

Última atualização em 26 de julho de 2023 às 15h27.

Nesta quarta-feira, 26, um novo ciclone extratropical vai atingir o Sul do Brasil e derrubar a temperatura. O fenômeno vai se formar no litoral do Uruguai e também impactará a Argentina e o Paraguai. Este é o quarto ciclone extratropical que se forma próximo do Rio Grande do Sul em um mês e meio.

Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, do Clima Tempo, o novo ciclone não será parecido aos outros de julho e junho, que causaram fortes ventanias e chuvas no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. O Metsul também afirma que o fenômeno será menos intenso.

Os maiores volumes de chuva no Rio Grande do Sul devem ocorrer no sul gaúcho, incluindo a Campanha e o litoral sul. Em 48 horas, nos dias 25 e 26 de julho, pode chover de 70 mm a 90 mm no sul gaúcho.

As rajadas de vento mais intensas na região podem chegar até 70 km/h. Não há expectativa de ventanias tão fortes quanto as do último ciclone que atingiu a região.

As nuvens cumulonimbus, associadas a tempestades, vão se formar sobre o Rio Grande do Sul nesta terça e na quarta e serão responsáveis pela chuva forte e ventanias. 

Entre os dias 12 e 13 de julho, o fenômeno provocou fortes ventos e queda de temperatura em São Paulo e Rio de Janeiro. Cerca de 16 pessoas morreram em decorrência do ciclone, segundo a Defesa Civil gaúcha.

O que é o novo ciclone?

O novo ciclone extratropical vai se formar na costa do Uruguai na quarta-feira, 26, se afastará para alto mar durante a quinta-feira, 27 de julho. Assim, sua influência sobre o Rio Grande do Sul diminui rapidamente, mas ventos moderados poderão ocorrer no litoral gaúcho na quinta-feira.

Como o novo ciclone afeta São Paulo?

A meteorologista Josélia Pegorim, do Clima Tempo, afirma que o novo ciclone não irá atingir a Região Sudeste. Porém, uma frente fria vai diminuir a temperatura em São Paulo nos próximos dias. 

Previsão do tempo para São Paulo

Nos próximos dias, a cidade de São Paulo terá sol no início do dia e nuvens no fim da tarde. A chances de chuva aumentam a partir de quinta-feira. As temperaturas caem no final de semana.

  • 26/7: mínima: 15° e máxima; 27°
  • 27/7: mínima: 16° e máxima; 26°
  • 28/7: mínima: 17° e máxima; 24°
  • 29/7: mínima: 15° e máxima; 21°
  • 30/7: mínima: 14° e máxima: 22°

Quando o ciclone extratropical vai embora

O ciclone que vai atingir principalmente o Rio Grande do Sul deve diminuir rapidamente a partir de quinta-feira, mas ventos moderados poderão ocorrer no litoral gaúcho na quinta-feira.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasClimaFrio

Mais de Brasil

Eduardo Leite deixa aliados de sobreaviso sobre saída do PSDB e indica que pode se filiar ao PSD

Anvisa torna obrigatória retenção da receita para a venda de Ozempic

Veja como vai funcionar novo programa de perícias do INSS para diminuir fila

Relator da maior aposta de Lula, Lira diz que seria 'honraria' ocupar cargo de vice de Bolsonaro