Brasil

O maior desemprego foi na época FHC, afirma Dilma

A taxa de desemprego apurada pelo IBGE nas seis principais regiões metropolitanas do País ficou em 8,2% em fevereiro


	A presidente Dilma Rousseff: "esse desemprego é grande em relação ao mínimo que nós chegamos no meu governo"
 (Mario Tama/Getty Images)

A presidente Dilma Rousseff: "esse desemprego é grande em relação ao mínimo que nós chegamos no meu governo" (Mario Tama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2016 às 12h04.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff afirmou na manhã desta quarta-feira, 23, apesar da taxa de desemprego ter subido a maior taxa aconteceu "na época do FHC", referindo-se ao governo tucano de Fernando Henrique Cardoso.

"Esse desemprego é grande em relação ao mínimo que nós chegamos no meu governo, que foi de 4,6%", afirmou. "Mas temos certeza que estamos trabalhando forte para que esse desemprego seja revertido", completou.

A taxa de desemprego apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nas seis principais regiões metropolitanas do País ficou em 8,2% em fevereiro - o maior patamar para o mês desde 2009. Considerando todos os meses, a taxa é a mais alta desde maio de 2009, quando foi de 8,8%.

Dilma disse ainda que o governo tem "duas grandes preocupações" com a economia, o desemprego e a inflação. Segundo ela, no caso do aumento de preços já é possível vislumbrar "boas notícias. "A boa notícia é que inflação já mostra todos os sinais de declínio. Há por parte do mercado, que geralmente é pessimista, a convicção de que inflação está em trajetória de declínio", afirmou.

A presidente disse que é preciso somar os esforços do governo para reduzir o desemprego e a inflação em queda, mas disse que o País só voltará a crescer com o fim da crise política. "Acredito que o grande esforço para o Brasil voltar a crescer é estabilidade política", disse, ressaltando que "a tentativa sistemática do golpe" com um processo de impeachment sem motivos prejudicam o País.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilDesempregoFernando Henrique Cardoso

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto de lei que dificulta aborto legal em crianças

Após megaoperação, Moraes abre inquérito sobre crime organizado no Rio

PEC que flexibiliza privatização da Copasa é aprovada na Assembleia de Minas

Câmara aprova urgência de projeto que dificulta aborto legal em crianças