Brasil

O que o mundo está falando sobre Lula neste momento

A BBC, no Reino Unido, colocou a notícia em destaque na sua página inicial como “Busca na casa do ex-líder brasileiro Lula"


	Sede do The New York Times: para os jornais americanos, essa é a fase da Lava Jato "mais dramática" até agora
 (Scott Eells/Bloomberg)

Sede do The New York Times: para os jornais americanos, essa é a fase da Lava Jato "mais dramática" até agora (Scott Eells/Bloomberg)

Luísa Granato

Luísa Granato

Publicado em 4 de março de 2016 às 10h11.

São Paulo - A 24ª fase da operação Lava Jato, que tem entre seus alvos o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silvajá repercute na mídia mundial.

A BBC, no Reino Unido, colocou a notícia em destaque na sua página inicial como “Busca na casa do ex-líder brasileiro Lula". O ex-presidente é descrito como uma "personalidade bem-vista", mas que sua popularidade foi atingida com as investigações recentes de corrupção.

(BBC / Reprodução)

No jornal Clarín, da Argentina, a Lava Jato é mencionada como uma operação que investiga a “megafraude da Petrobras”. No texto, ele relaciona a operação com a acusação de Delcídio Amaral do envolvimento de Lula no esquema de corrupção da Petrobras.

Nos Estados Unidos, a condução coercitiva de Lula para depoimento na PF aparece no The New York TimesBusiness InsiderThe Guardian e na Bloomberg, que destaca o acontecimento como o “mais dramático” até agora na investigação.

Para o Financial Times, essa fase da Lava Jato é "a maior ameaça até agora ao frágil governo da protegida [de Lula], a presidente Dilma Rousseff". Porém o Wall Street Journal esclarece que, apesar disso, não foram feitas acusações contra o ex-presidente.

 

(Bloomberg / Reprodução)

Na Espanha, o El País chama a fase como “um marco” na investigação do caso Petrobras. Para o jornal, os efeitos da operação podem ser "catastróficos para o governo e para Lula, que tinha esperanças de ser candidato novamente à presidência em 2018".

A publicação também destaca a crescente pressão e o cerco contra o ex-presidente, lembrando da festa de aniversário do PT, em que o Lula teria expressado temores de uma quebra de sigilo bancário pela Justiça.

Texto atualizado às 10h08.

Acompanhe tudo sobre:BloombergEmpresasEstados Unidos (EUA)JornaisLuiz Inácio Lula da SilvaOperação Lava JatoPaíses ricosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresThe New York TimesWall Street Journal

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil