Brasil

O Rio de Janeiro sob a lupa do COI

Comitiva de 26 representantes do Comitê Olímpico Internacional visita as instalações que estão sendo construídas ou reformadas para os jogos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2011 às 19h47.

São Paulo - O prefeito Eduardo Paes acompanha nesta quarta-feira a inspeção da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) às instalações da cidade. Pela manhã, a visita se concentrou na região da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá. A primeira parada da comitiva foi no canteiro de obras do mergulhão da Avenida Ayrton Senna, por onde passará o BRT (Bus Rapid Transit) da Transcarioca – o corredor expresso que ligará a Barra da Tijuca ao Aeroporto Tom Jobim, na Ilha do Governador. Fazem parte da comitiva 26 representantes do COI, entre eles a presidente da comissão, a marroquina Nawal El Moutawakel, e o diretor de Jogos Olímpicos da entidade, Gilbert Felli.

O corredor Transcarioca, com 39 quilômetros de extensão, reduzirá em mais de 60% o tempo gasto no trajeto entre a Barra da Tijuca e a Ilha do Governador, passando por importantes bairros da Zona Norte e subúrbio - como Madureira e Penha. Ao todo serão 45 estações, três terminais para embarque e desembarque de passageiros, nove pontes, três mergulhões, dez viadutos, além da duplicação de pistas e projetos de urbanização das áreas adjacentes.

Outro local visitado foi a unidade de tratamento do Arroio Fundo, em Jacarepaguá. A área da Barra e de Jacarepaguá vai concentrar boa parte das instalações olímpicas, e a qualidade da água é um dos graves problemas da região. Durante a visita, o prefeito anunciou que outras quatro unidades de tratamento serão construídas. O projeto é chegar a 2016 com os principais rios que chegam às lagoas da Barra e de Jacarepaguá tratados por unidades como a de Arroio Fundo.

Em seguida, a comissão partiu para o estádio do Maracanã. O roteiro ainda inclui visitas ao Sambódromo, ao Centro de Operações do Rio de Janeiro e a uma escola em Santa Teresa, que está sendo reformada para receber atletas. À noite, o prefeito oferece aos representantes do COI um jantar em sua residência.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaOlimpíadasRio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisEsportes

Mais de Brasil

Lula alerta sobre risco de anistia e critica força da extrema direita no Congresso

Fux afirmou que crimes contra a democracia não podem ser anistiados em julgamento de Silveira

Hugo Motta diz que proposta de anistia a envolvidos no 8 de janeiro segue em negociação

Chineses cooptaram brasileiros e criaram golpe com 'suposto doutor da USP' em pirâmide de R$ 1 bi