Brasil

Obra que desabou estava irregular, diz Prefeitura

Construção na Avenida Mateo Bei, na altura do número 2.600, não tinha os alvarás necessários para a sua execução

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2013 às 16h54.

São Paulo - A Prefeitura de São Paulo informou, em nota, que a construção que desabou em São Mateus, na zona leste da capital, na manhã desta terça-feira, 27, estava em situação irregular. A obra na Avenida Mateo Bei, na altura do número 2.600, não tinha os alvarás necessários para a sua execução.

No comunicado, a Prefeitura esclarece que eram necessários um alvará de Execução e um alvará de Aprovação de Edificação Nova para o início das obras.

A construção tinha apenas um pedido do segundo documento em processo de análise na Subprefeitura de São Mateus. A requisição do alvará foi feita no dia 10 de abril deste ano, após a obra receber duas multas por falta de documentação - uma no dia 13 de março e outra no dia 25 do mesmo mês.

A administração municipal disse ainda que "independentemente da situação de alvará, a segurança da obra é de responsabilidade da construtora ou engenheiro habilitado".

No local do desabamento estava sendo construída uma loja de dois andares da rede de lojas Torra Torra. Também em nota, a empresa negou que o prédio em construção fosse de sua propriedade e explicou que tinha um contrato de locação do prédio, mas que a rede assumiria o imóvel após término das obras estruturais, de responsabilidade do proprietário.

A Prefeitura lamentou o desmoronamento, que ocorreu por volta das 8h30 desta terça-feira. Ao menos seis pessoas morreram e cerca de outras dez ainda estão soterradas, segundo o Corpo de Bombeiros.

Até o início desta tarde, 22 vítimas foram resgatadas com vida e encaminhadas a hospitais da região. Segundo o major dos Bombeiros Anderson Lima de Oliveira, comandante da operação, os socorridos informaram que a estrutura entrou em colapso repentinamente, sem que houvesse explosão.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDesabamentosInfraestruturaIrregularidadesMetrópoles globaisSão Paulo capital

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU