Brasil

Operação da Polícia Civil do DF contra Família do Norte investiga lavagem de R$ 200 milhões

Agentes cumprem 127 mandados judiciais, sendo 25 ordens de prisão

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 10 de setembro de 2024 às 11h12.

Tudo sobrePolícia Civil
Saiba mais

A Polícia Civil do Distrito Federal realiza nesta terça-feira, 10, uma operação que mira uma organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas interestadual e lavagem de dinheiro. As investigações apontaram a participação de ex-integrantes da Família do Norte (FDN), uma extinta facção criminosa que costumava atuar na região Norte do país, com movimentação e grandes cargas de drogas e o uso de empresas de fachada para a movimentação de dinheiro.

De acordo com a Polícia Civil, a organização conseguiu lavar R$200 milhões do tráfico de drogas. Ao todo, são cumpridas 127 medidas judiciais, sendo 25 mandados de prisão temporária, 51 mandados de busca e apreensão, 27 ordens de sequestros de bens móveis e imóveis e 25 ordens bloqueios de contas bancárias.

A operação recebeu o nome de "Dog Head", em referência à região conhecida como Cabeça do Cachorro, localizada no extremo noroeste do Brasil, com divisas com a Colômbia, Peru, Venezuela, no estado do Amazonas.

A área é estratégica para o tráfico de drogas por ser um ponto de passagem e distribuição das organizações criminosas.

De acordo com a Polícia Civil, os alvos da operação podem responder pelos crimes de tráfico de drogas interestadual, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e integração em organização criminosa. Somadas, as penas podem ultrapassar 41 anos.

A Família do Norte atuava especialmente no Amazonas, mas diante da expansão do Comando Vermelho para a região, seus integrantes foram absorvidos pelo grupo, e autoridades declararam que a FDN foi extinta.

Acompanhe tudo sobre:Polícia Civildistrito-federalTráfico de drogasAmazonas

Mais de Brasil

Veja como vai funcionar novo programa de perícias do INSS para diminuir fila

Relator da maior aposta de Lula, Lira diz que seria 'honraria' ocupar cargo de vice de Bolsonaro

Reajuste dos servidores: veja data e como será pagamento retroativo

Decreto de Trump afeta Erika Hilton, e visto de deputada é recebido no gênero masculino