Brasil

Operação em SP mira lavagem de dinheiro do PCC em lojas de brinquedos

Ação do Gaeco, Polícia Civil e Secretaria da Fazenda cumpre mandados em shoppings de São Paulo, Guarulhos e Santo André

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 22 de outubro de 2025 às 09h56.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a Polícia Civil de São Paulo e a Secretaria de Estado da Fazenda deflagraram nesta quarta-feira a Operação Plush, que busca desarticular um esquema de lavagem de dinheiro do Primeiro Comando da Capital (PCC) em lojas de brinquedos.

A Justiça autorizou o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão — quatro deles em estabelecimentos de shopping centers na capital, em Guarulhos e em Santo André.

Entre os alvos da ação estão a empresária Natalia Stefani Vitoria, viúva de Cláudio Marcos de Almeida, o "Django", e a irmã dela, Priscila Carolina Vitoria Rodrigues.

Segundo o Ministério Público, as investigadas são ligadas a Django, descrito como “participante ativo e de destaque do comércio de drogas em larga escala, além de armamento pesado para a facção”. Ele foi assassinado em janeiro de 2022, em meio a disputas internas da organização criminosa.

Os investigadores apuraram que a ex-companheira de Django e a irmã não possuíam ocupação lícita declarada — ainda assim, “realizaram vultosos investimentos” em quatro lojas de uma rede de franquias. A operação recebeu o nome de Plush em referência ao ramo das atividades do grupo: o comércio de pelúcias.

Bloqueio de bens e ligação com outras operações

O Poder Judiciário também autorizou o sequestro e o bloqueio de bens e valores no total de R$ 4,3 milhões para garantir futura reparação do dano, pagamento de custas processuais e de penas pecuniárias.

Em abril do ano passado, na Operação Fim da Linha, o nome de Django foi citado como um dos principais cotistas da UPBUS, empresa de transporte por ônibus utilizada por integrantes do PCC para lavar dinheiro de origem ilícita.
Acompanhe tudo sobre:Estado de São PauloPCCPolícia Civil

Mais de Brasil

Conselho de Ética da Câmara analisa processos contra nove deputados

Lewandowski entrega ao Planalto pacote para endurecer combate ao crime organizado

PSDB filia Ciro nesta quarta e aposta em caciques após perder governadores

Senado recebe indicação de Gonet para recondução como procurador-geral da República