Brasil

Oposição vai à Justiça do Rio contra Plano de Cargos

Passado o impacto do confronto de terça-feira entre a Polícia Militar e os manifestantes, os argumentos jurídicos dominam as ações


	Policiais e professores perto da Câmara de Vereadores: grupo de nove vereadores subscreveu processo para impetrar mandado de segurança anulando sessão da Câmara na terça
 (Fernando Frazão/ABr)

Policiais e professores perto da Câmara de Vereadores: grupo de nove vereadores subscreveu processo para impetrar mandado de segurança anulando sessão da Câmara na terça (Fernando Frazão/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2013 às 16h13.

Rio - Um dia depois de a Câmara dos Vereadores aprovar o Plano de Cargos e Salários proposto pelo prefeito Eduardo Paes (PMDB) - que sancionou a nova lei ainda na terça-feira, 01, os advogados assumem a linha de frente no embate entre a prefeitura do Rio e o Sindicato dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe).

Passado o impacto do confronto de terça-feira entre a Polícia Militar e os manifestantes, os argumentos jurídicos dominam as ações. Dois processos serão iniciados: um de parte dos vereadores de oposição ao governo Paes e outro do próprio sindicato.

O grupo de nove vereadores de oposição subscreveu processo para impetrar mandado de segurança anulando a tumultuada sessão da Câmara na terça. Eles pretendem protocolar a medida nesta quarta-feira, 02.

Os argumentos dos vereadores no pedido pela nulidade serão que a sessão descumpriu o artigo 61 do regimento da própria Câmara, que estabelece a obrigatoriedade de que as sessões sejam abertas ao público e de que os requisitos mínimos de segurança para a realização da votação não foram obedecidos.

O Sepe, em outra frente, se debruça sobre o teor do texto do novo Plano de Cargos e Salários. Segundo a coordenadora-geral do sindicato, Ivanete Conceição da Silva, os advogados vão tentar derrubar a lei por incoerências entre o que estabelece a lei carioca e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). O trabalho ainda não foi concluído.

Acompanhe tudo sobre:Educação no BrasilLegislaçãoSalários

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU