Brasil

Padilha diz que cresceu probabilidade de aprovar Previdência

O ministro Padilha disse acreditar que seja possível a aprovação da reforma na Câmara ainda este ano

Padilha: o ministro mencionou, no entanto, que "não se tem facilidade" (Ueslei Marcelino/Reuters)

Padilha: o ministro mencionou, no entanto, que "não se tem facilidade" (Ueslei Marcelino/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 5 de dezembro de 2017 às 16h22.

Após um fim de semana de intensas articulações do governo com parlamentares e líderes de partidos da base aliada para aprovação do texto da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse hoje (5) que "cresceu muito" a probabilidade de aprovar a reforma ainda em 2017.

Padilha mencionou, no entanto, que "não se tem facilidade". "Cresceu muito a probabilidade da gente aprovar, cresceu muito. Estamos avaliando. Claro que não se tem facilidade, mas cresceu muito", disse a jornalistas após cerimônia no Palácio do Planalto.

No último domingo (3), Temer reuniu-se com aliados em almoço no Palácio da Alvorada e em jantar na residência do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para tratar da reforma. Será necessário garantir 308 votos de parlamentares para aprovar o texto na Câmara. A proposta de reforma da Previdência foi enviada pelo Executivo ao Congresso Nacional em dezembro de 2016.

O ministro Padilha disse acreditar que seja possível a aprovação da reforma na Câmara ainda este ano. No Senado, porém, ele disse que o no momento é impossível pelo cronograma já estabelecido para o encerramento dos trabalhos legislativos de 2017.

Posição do PSDB

Questionado por jornalistas se o governo terá o apoio do PSDB para aprovar a reforma da Previdência, Padilha disse acreditar que o partido terá uma posição favorável. "Não tenho dúvida nenhuma porque é uma questão programática do PSDB o compromisso com ajuste fiscal. E o ajuste fiscal no Brasil não existe sem a reforma da Previdência", disse.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosEliseu PadilhaGoverno TemerMichel TemerReforma da Previdência

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil