Brasil

Parque do Ibirapuera terá praça na entrada

Pelo projeto, já em estudo preliminar, o estacionamento na frente do auditório será extinto para dar lugar a uma praça


	Parque Ibirapuera: pelo projeto, já em estudo preliminar, o estacionamento na frente do auditório será extinto para dar lugar a uma praça
 (Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

Parque Ibirapuera: pelo projeto, já em estudo preliminar, o estacionamento na frente do auditório será extinto para dar lugar a uma praça (Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2016 às 11h47.

São Paulo - Mais famoso e movimentado parque da cidade, o Ibirapuera deve ser reformado em breve - se tudo der certo, as obras começam neste semestre.

Pelo projeto, assinado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha e já em estudo preliminar, o estacionamento na frente do auditório será extinto para dar lugar a uma praça. O projeto foi divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo.

Conforme informou, em nota, a Secretaria Municipal de Cultura, o arquiteto foi chamada "para elaborar um plano de reestruturação do entorno da Oca, da área entre a Oca e o Auditório Ibirapuera e o projeto de reforma da Oca, visando a adequá-la às necessidades de segurança e evacuação".

Inaugurado em 1954, o Ibirapuera foi concebido por Oscar Niemeyer (1907-2012).

"O plano apresentado prevê a retirada da via pavimentada, asfaltada, entre a Bienal e a Oca, a retirada do estacionamento e da área asfaltada de todas interferências (placas, tartarugas) que existem neste trecho, para criação de esplanada de acesso com piso permeável aos edifícios culturais do parque, sem remoção de árvores", diz a secretaria.

"A reestruturação prevê ainda alteração do acesso ao parque neste trecho, com a criação, junto à via, de pontos de parada de ônibus, pontos de táxi e desembarque de passageiros, assim como vagas para deficientes. A proposta aumenta a área permeável, melhora o sistema de circulação, e cria uma entrada qualificada para o parque, em especial para os edifícios voltados à Cultura."

O projeto está sendo acompanhado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente. Será submetido aos órgãos de proteção ao patrimônio e ao conselho gestor do parque e já recebeu parecer favorável da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Acompanhe tudo sobre:Arquiteturacidades-brasileirasEstado de São PauloMetrópoles globaisOscarSão Paulo capital

Mais de Brasil

Erika Hilton apresenta hoje proposta para acabar com escala 6x1

Sul sofrerá com onda de calor, enquanto 18 estados terão chuvas intensas nesta terça

Lula se reúne hoje com centrais sindicais falar do FGTS de quem optou por saque-aniversário

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular