Brasil

Patriota diz que acredita em sucesso de novo formato das cúpulas do Mercosul

Para ministro, o novo formato permitirá uma maior interação entre os países participantes e inovará em alguns aspectos

O ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota: "Temos um excelente nível de relação. Discutimos avanços em temas comerciais e ações estratégicas" (Cristiano Mariz/VEJA)

O ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota: "Temos um excelente nível de relação. Discutimos avanços em temas comerciais e ações estratégicas" (Cristiano Mariz/VEJA)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2011 às 20h37.

Brasília - O ministro de Relações Exteriores Antonio Patriota afirmou nesta segunda-feira que crê que o novo formato das cúpulas do Mercosul, que começará a ser aplicado na próxima reunião presidencial do bloco, prevista para o dia 20 de dezembro, em Montevidéu, será bem-sucedido.

Para Patriota, o novo formato permitirá uma maior interação entre os países participantes e inovará em alguns aspectos, como o modelo mais cooperativo entre os presidentes. A opinião foi dada após uma reunião com o ministro de Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, segundo a "Agência Brasil".

Os ministros se reuniram para preparar a viagem ao Uruguai, no próximo mês, da presidente Dilma Rousseff e para repassar a agenda bilateral, que segundo Patriota "não tem temas pendentes".

"Temos um excelente nível de relação. Discutimos avanços em temas comerciais e ações estratégicas", ressaltou.

De acordo com a "Agência Brasil", na reunião, foram abordados temas como infraestrutura e inovação tecnológica.

"Continuamos uma série de assuntos estratégicos, em termos de infraestrutura e também de desenvolvimento científico e tecnológico. Do lado uruguaio, (eles) estabeleceram um plano de ação ambicioso e inovador, que abre nova gama de assuntos que estamos cooperando", adisse Patriota.

O país é o principal parceiro comercial do Uruguai, com uma troca que em 2010 superou os US$ 3 bilhões e apresentou um equilíbrio para os dois países, de acordo com números do Governo brasileiro.

Acompanhe tudo sobre:Antonio PatriotaItamaratyMercosulMinistério das Relações ExterioresPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil