Brasil

Peregrinos lotam estações a caminho da abertura da JMJ

Na estação Carioca, centro do Rio, as pessoas chegam a esperar duas horas para conseguir validar o cartão do metrô, recebido junto com o kit peregrino

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de julho de 2013 às 16h18.

Rio - Os peregrinos que participarão da abertura Jornada Mundial da Juventude (JMJ) começam a se deslocar para a missa de Acolhida, em Copacabana, que será celebrada às 19h desta terça-feira, 23.

A programação, no entanto, está prevista para iniciar às 16h, com apresentação de corais e bandas católicas. O grande fluxo de peregrinos faz com que as estações estejam completamente lotadas.

Na estação Carioca, centro do Rio, as pessoas chegam a esperar duas horas para conseguir validar o cartão do metrô, recebido junto com o kit peregrino, numa fila destinada aos participantes da Jornada. O embarque também está demorando muito porque a catraca não dá conta do número de pessoas.

A estação virou um acampamento improvisado. Muitos estão deitados, fazem lanches, enquanto aguardam a validação do bilhete. A cada chegada de delegações de diferentes países, eles celebram o encontro com músicas da jornada.

"Estamos aguardando duas horas os integrantes da delegação para retirarem os bilhetes.Enquanto isso, aproveitamos para comer e descansar da maratona", disse a francesa Adeline Poletto, de 19 anos, que chegou ao Rio nesta madrugada, por volta de 1h.

A família que abrigaria a jovem e mais sete pessoas, desistiu de receber peregrinos. "Não ficamos chateados. A solidariedade da JMJ funcionou e fomos abrigados numa igreja próxima", contou a francesa de Mine, no sul do país.

Os peregrinos e fiéis enfrentarão frio em Copacabana. De acordo com o Centro de Operações Rio, a praia registra ventos de 50,4 km/h nesta tarde, que são considerados moderados, e chove fraco em diversos pontos da cidade.

Acompanhe tudo sobre:EventosJornada Mundial da Juventudemobilidade-urbanaReligião

Mais de Brasil

Defesa de Collor reitera pedido por prisão domiciliar com atestado de Parkinson e transtorno bipolar

Gilmar Mendes retira pedido e julgamento de Collor segue no plenário virtual

Bolsonaro segue na UTI, 'sem febre ou alterações da pressão', diz boletim médico

Desaceleração no fim de 2024 faz Brasil cair seis posições em ranking global da produção industrial