Brasil

Pernambuco declara estado de alerta devido a chuvas

Ainda não há um número oficial de desabrigados, mas muita gente está deixando suas casas devido aos alagamentos e riscos de desabamento

Chuvas em Vitória de Santo Antão, Pernambuco (Flickr/Governador Eduardo Campos)

Chuvas em Vitória de Santo Antão, Pernambuco (Flickr/Governador Eduardo Campos)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2011 às 20h59.

Recife - Pernambuco está em estado de alerta devido às fortes chuvas que têm caído na Zona da Mata e região metropolitana do Recife. Vinte municípios dessas áreas foram atingidos e registraram deslizamento de barreiras, alagamentos e interdição de rodovias.

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado (Codecipe), ainda não há um número oficial de desabrigados, mas muita gente está deixando suas casas devido aos alagamentos e riscos de desabamento, a exemplo de Barreiros e Palmares, na Zona da Mata.

Quem mora em área ribeirinha conta com ajuda dos Bombeiros e Defesa Civil para deixar o local. Há o temor de que se repita a devastação promovida pelas águas em junho do ano passado. Os rios Una, Capibaribe e Mundaú, que cortam a região, apresentavam hoje um nível de 2,5 metros acima do normal.

Segundo os institutos de meteorologia, nos três primeiros dias de maio choveu 87% do previsto para todo o mês, em Palmares. Em Barreiros, onde a média de chuvas de maio é de 317 milímetros, choveu 143 mm.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) interditou pontos da BR-101, a exemplo do quilômetro 196, no município de Xexéu, onde a cabeceira da ponte que fica na estrada cedeu devido às chuvas. Quem transita pela área está sendo orientado a utilizar a BR-104, também utilizada para o acesso ao Estado de Alagoas.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesastres naturaisDados de BrasilEnchentesPernambuco

Mais de Brasil

Relator apresenta parecer pela rejeição da PEC da Blindagem em comissão do Senado

Governo de SP vai usar detentos do semiaberto para limpeza de ruas após fortes chuvas e vendaval

Governo dos EUA afirma que dois milhões de imigrantes ilegais já deixaram o país

Campos do Jordão aprova taxa diária para turistas; outras cidades de São Paulo avaliam medida