Brasil

Pesquisa mostra satisfação com atendimento em delegacia

Segundo pesquisa, mais da metade dos brasileiros (54,6%) que procuraram a polícia se dizem satisfeitos com os serviços prestados


	Viaturas da Polícia Civil: motivo principal da avaliação positiva dos policiais foi o atendimento cordial e gentil recebido (23,2%)
 (Divulgação)

Viaturas da Polícia Civil: motivo principal da avaliação positiva dos policiais foi o atendimento cordial e gentil recebido (23,2%) (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2013 às 07h13.

São Paulo - Mais da metade dos brasileiros (54,6%) que procuraram a polícia se dizem satisfeitos com os serviços prestados. Mas apenas 10,3% dos entrevistados relacionam essa satisfação com a competência dos policiais na resolução do caso. O motivo principal da avaliação positiva dos policiais foi o atendimento cordial e gentil recebido (23,2%) e a boa vontade para resolver o caso (24,2%).

Entre as perguntas sobre o trabalho policial, aparecem muitas lacunas nos serviços prestados. Entre os que se disseram satisfeitos, apenas 3,7% afirmaram que a polícia prendeu o assaltante e só 2,5% disseram que foram informados sobre o andamento do caso.

"O Brasil não pode ser refém do medo e da desarticulação institucional. Há uma baixíssima confiança nas polícias brasileiras. O Brasil tem dedicado pouca prioridade à Segurança Pública, relegando-a, quase sempre, a uma agenda reativa e atrasada em relação ao crime e à violência", diz o sociólogo Renato Sérgio de Lima, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Nos Estados Unidos, apenas 12% da população não confia nas policiais locais. Na Grã-Bretanha, a porcentagem dos que desconfiam é de 18%. "Uma reforma precisa entrar urgente na pauta", diz. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Segurança públicaPolícia CivilPoliciais

Mais de Brasil

Bolsonaro tem crise de soluço e passa por atendimento médico na prisão da PF

Senado vai votar PL Antifacção na próxima semana, diz Davi Alcolumbre

Entrega de 1ª escola de PPP de SP deve ser antecipada para início de 2026

Após prisão, PL suspende salários e atividades partidárias de Bolsonaro