Brasil

Petrobras mostra o melhor e o pior do Brasil, diz FT

A Petrobras é grande demais para falir, mas também é muito corrupta para continuar como está, diz o jornal britânico


	Para o FT, a culpa da deterioração da Petrobras está com o PT e "seu desejo de poder".
 (Pedro Lobo/Bloomberg News)

Para o FT, a culpa da deterioração da Petrobras está com o PT e "seu desejo de poder". (Pedro Lobo/Bloomberg News)

Diogo Max

Diogo Max

Publicado em 31 de janeiro de 2015 às 13h49.

São Paulo – O jornal britânico Financial Times (FT) criticou a Petrobras, em um editorial publicado neste sábado, afirmando que a estatal "representa o melhor e o pior do Brasil".

O jornal recorda dos velhos tempos (não tão antigos assim) da Petrobras, quando as notícias refletiam sua competência técnica renomada e suas largas reservas de petróleo, no pré-sal.

Tanto que essas características impulsionaram, em 2010, a empresa a arrecadar mais de R$ 120 bilhões, em uma das maiores capitalizações da história.

Mas a eclosão da operação Lava Jato, que encontrou o pagamento de propinas por empreiteiras para ganhar obras superfaturadas, mostrou o lado corrupto da estatal.

Esse escândalo, afirma o Financial Times, "é sistêmico para a economia brasileira e ameaça derrubar seu governo. A Petrobras é grande demais para falir. Mas também é muito corrupta para continuar como está."

O jornal sugere que o governo poderia socorrer a Petrobras, que possui US$ 170 bilhões em dívidas (hoje, é a petroleira mais endividada do mundo).

Mas o custo de um suporte financeiro implicaria na perda do grau de investimento do Brasil, o que aumentaria os custos dos empréstimos para todas as outras empresas no país.

Para o jornal britânico, a culpa da deterioração da Petrobras está, em última análise, com o PT e "seu desejo de poder".

"O dinheiro roubado na estatal foi supostamente usado para comprar alianças no congresso, financiar as duas campanhas presidenciais de Dilma Rousseff e nas eleições do Congresso também."

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasFinancial TimesGás e combustíveisIndústria do petróleoJornaisOperação Lava JatoPetrobrasPetróleo

Mais de Brasil

Defesa de Bolsonaro diz estar 'surpresa' com ordem de prisão de domiciliar

'Estou inconformado', diz Valdemar da Costa Neto sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

'Não vi problema em postar': Flávio diz que Moraes responsabilizou Bolsonaro por ações de terceiros