Brasil

Petroleiros protestam na porta da Bolsa de Valores do Rio

Projeto de Lei de José Serra elimina a prioridade atualmente garantida às empresas nacionais que atuam no setor petróleo.


	O senador José Serra é autor de projeto que derruba a Lei de Partilha e retira a Petrobrás da condição de operadora única do pré-sal.
 (Marcello Casal/Agência Brasil)

O senador José Serra é autor de projeto que derruba a Lei de Partilha e retira a Petrobrás da condição de operadora única do pré-sal. (Marcello Casal/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2015 às 16h00.

Ativistas de diversos movimentos sociais e sindicais realizaram ato público em frente à antiga Bolsa de Valores do Rio - sal às petrolíferas estrangeiras, principalmente o senador tucano José Serra, um dos palestrantes convidados para um debate que teve como tema "as perspectivas de abertura do pré-sal", patrocinado pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos.

O senador provavelmente chegou e saiu de helicóptero, furtando-se ao contato com o público, já que não passou pela entrada do prédio.

Participaram do evento petroleiros, representando o Sindipetro-RJ e o Sindipetro-Caxias, a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP), militantes do MST, MAB, FIST, o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, a CUT, jovens do Levante Popular da Juventude, representantes de vários partidos políticos de esquerda e populares.

O pré-sal tem tanto petróleo que colocará o Brasil entre os três países detentores das maiores reservas do mundo: ao lado da Arábia Saudita e da Venezuela. Isso está despertando a cobiça dos abutres internacionais.

O senador José Serra (PSDB/SP) é autor de um projeto (PLS 131) que derruba a Lei de Partilha e retira a Petrobrás da condição de operadora única do pré-sal.

Além disso, elimina a prioridade atualmente garantida às empresas nacionais que atuam no setor petróleo, visando a desenvolver a indústria local e garantir emprego aos brasileiros.

Do lado de fora do prédio da antiga Bolsa de Valores as vaias ao senador entreguista e as palavras de ordem de quem quer que o pré-sal fique sob controle dos brasileiros, provavelmente ecoaram em seus ouvidos e da plateia.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoJosé SerraPersonalidadesPetrobrasPetróleoPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU

Dilma Rousseff é internada em Xangai após mal-estar