Brasil

PF prendeu 83 policiais em operações este ano

O número de prisões é quase cinco vezes maior que em 2010, quando foram detidos 17 policiais em três operações

Diante do elevado grau de corrupção entre agentes públicos, a PF decidiu intensificar em 2012 as ações repressivas voltadas para o setor policial (Getty Images)

Diante do elevado grau de corrupção entre agentes públicos, a PF decidiu intensificar em 2012 as ações repressivas voltadas para o setor policial (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2011 às 10h09.

São Paulo - O recorde de seis ministros demitidos por suposto envolvimento com malfeitos foi acompanhado por outro placar dilatado que expõe a corrupção governamental. Em tempos de faxina no setor público, a Polícia Federal (PF) prendeu este ano 83 policiais em dez operações de combate ao crime organizado realizadas em todos os Estados. O número de prisões é quase cinco vezes maior que em 2010, quando foram detidos 17 policiais em três operações.

Diante do elevado grau de corrupção entre agentes públicos, a PF decidiu intensificar em 2012 as ações repressivas voltadas para o setor policial e as carreiras de estado das áreas de fiscalização e controle. Novas operações com esse foco, segundo a reportagem apurou, estão programadas.

Os expurgos do setor público atingiram em cheio não só a PF, mas todas as carreiras típicas de estado, inclusive as que têm o dever cobrar dos outros o cumprimento da lei. De 2004 a 2011, a Controladoria Geral da União (CGU), órgão que faz o papel de xerife dos bons costumes no Poder Executivo, puniu malfeitos de 64 analistas e técnicos de finanças da própria equipe.

Os números chamaram a atenção das autoridades federais para a necessidade de fortalecimento das corregedorias de controle interno que, com raras exceções, funcionam precariamente e sem independência no setor público. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoEscândalosFraudesPolícia FederalPrisões

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU