Brasil

PGR pede apuração de invasões a hospitais destinados a covid-19

O procurador-geral alertou que esses atos colocam em risco a integridade física de profissionais de saúde que enfrentam a pandemia de coronavírus

Coronavírus: hospitais foram invadidos após pedido do presidente Bolsonaro (Ueslei Marcelino/Reuters)

Coronavírus: hospitais foram invadidos após pedido do presidente Bolsonaro (Ueslei Marcelino/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 15 de junho de 2020 às 07h10.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu neste domingo a instauração de procedimentos em São Paulo e no Distrito Federal para apurar relatos de invasões a hospitais destinados a tratar pacientes com a covid-19, alertando que esses atos colocam em risco a integridade física de profissionais de saúde que enfrentam a pandemia.

De acordo com nota da PGR, Aras assinou neste domingo ofícios que serão enviados na segunda-feira aos chefes dos Ministérios Públicos de São Paulo e Distrito Federal. A PGR citou dois relatos feitos pela imprensa de invasões a hospitais nesses locais que terão ocorrido nos dias 4 de junho, em SP, e no dia 9 de junho, no DF.

"Conforme os ofícios, os episódios de invasão narrados pela imprensa, são graves e podem ensejar, em tese, a responsabilidade criminal dos autores. Por isso, Augusto Aras solicita que o respectivo procurador-geral de Justiça distribua o documento como notícia-crime, de acordo com as regras da unidade, para que o promotor natural adote as medidas que compreender necessárias", disse a PGR.

O pedido de apuração foi feito após o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter afirmado neste domingo que invadir e estimular invasões de hospitais é crime e cobrou uma ação do Ministério Público contra essas atitudes.

O presidente Jair Bolsonaro pediu, no dia 11 de junho, que apoiadores entrem em hospitais e façam vídeos dos leitos destinados a pacientes contaminados com Covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus, para mostrar se há ou não há lotação dessas unidades.

Bolsonaro questiona os números de casos e de mortes da Covid-19 no Brasil e acusa governadores de inflarem os dados em seus Estados para obter ganhos políticos.

Acompanhe tudo sobre:Hospitais públicosPGR - Procuradoria-Geral da RepúblicaCoronavírus

Mais de Brasil

Aeroporto de Natal é fechado após suspeita de bomba em voo para Recife

Tragédia em Pernambuco expõe série de acidentes fatais com ônibus nas rodovias brasileiras em 2025

De olho em 2026, Lula retorna ao seu berço político e acena às mulheres

STF forma maioria contra decisão de Barroso sobre aborto legal com participação de enfermeiros