Brasil

Planalto faz avaliação positiva do PT nas eleições

As campanha de Belo Horizonte e São Paulo foram as únicas que contaram com a presença da presidente Dilma Rousseff


	Dilma "certamente" irá a São Paulo para auxiliar a campanha do petista Fernando Haddad no segundo turno
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Dilma "certamente" irá a São Paulo para auxiliar a campanha do petista Fernando Haddad no segundo turno (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de outubro de 2012 às 14h28.

Brasília - O Planalto avaliou como "positivo" o desempenho do PT no primeiro turno das eleições municipais, disse nesta segunda-feira a ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas.

"Não é da boca da presidenta, mas é uma avaliação de todos nós, é que (o PT) é que é o partido que teve mais votos", disse a ministra a jornalistas. "A avaliação é bastante positiva." Segundo dados da assessoria do PT, a legenda já registra 624 prefeitos eleitos nesta primeira rodada de votações, número superior ao contabilizado em 2008, quando a sigla teve 558 prefeitos. E números ainda não oficiais apontam o partido como o que somou mais votos no domingo.

De acordo com Helena, a presidente Dilma Rousseff "certamente" irá a São Paulo para auxiliar a campanha do petista Fernando Haddad no segundo turno.

Ex-ministro da Educação, Haddad, disputa sua primeira eleição. Escolhido candidato pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se tornou seu principal fiador na campanha, o petista teve um forte impulso na última semana e garantiu a vaga no segundo turno da eleição em São Paulo.

"Ela (a presidente) não decidiu os demais (lugares), mas posso garantir que em São Paulo ela vai", afirmou a ministra.

Helena afirmou que Dilma ligou no domingo para Eduardo Paes (PMDB), que foi reeleito no Rio de Janeiro com votação expressiva; para Nelson Pelegrino, candidato petista que enfrentará o DEM em Salvador no próximo dia 28; e para Haddad, parabenizando os candidatos.

A presidente também telefonou para Patrus Ananias, candidato petista à prefeitura de Belo Horizonte que foi derrotado em primeiro turno pelo prefeito Marcio Lacerda, do PSB, legenda que rompeu com o PT em BH na reta final da composição das alianças.

As campanha de Belo Horizonte e São Paulo foram as únicas que contaram com a presença da presidente.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilGoverno DilmaPartidos políticosPolíticaEleiçõesEleições 2012

Mais de Brasil

Fachin se encontra com Papa Leão XIV no Vaticano antes de assumir presidência do STF

Brasil enfrenta onda de tempestades com risco de tornados nesta semana

Aviação brasileira supera número de passageiros do pré-pandemia em 8,5% e dá força a novos destinos

Dia do Gaúcho: por que 20 de setembro é considerado feriado no Rio Grande do Sul