Brasil

Planalto minimiza rebaixamento e comemora eleição na Câmara

Interlocutores da presidente tentaram minimizar "a surpresa negativa" e exaltar o que consideraram "importante vitória do governo"


	Dilma Rousseff: "Com a situação política mais calma, a economia vai melhorar", disse fonte do Palácio do Planalto
 (Andressa Anholete / AFP)

Dilma Rousseff: "Com a situação política mais calma, a economia vai melhorar", disse fonte do Palácio do Planalto (Andressa Anholete / AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de fevereiro de 2016 às 18h39.

Brasília - O Palácio do Planalto recebeu, quase simultaneamente, duas notícias na tarde desta quarta-feira, 17: uma boa e uma ruim.

De um lado a recondução de Leonardo Picciani para a liderança do PMDB da Câmara e de outro o rebaixamento do rating do Brasil pela agência de classificação de risco Standard & Poors.

Interlocutores da presidente, entretanto, tentaram minimizar "a surpresa negativa" e exaltar o que consideraram "importante vitória do governo" sobre o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), que apoiava o deputado Hugo Motta (PMDB-PB).

A avaliação é que a recondução de Picciani é um importante passo para conseguir reverter as dificuldades da situação econômica e política, ressaltados pela S&P.

"É importante mostrar que o governo continua trabalhando pelo ajuste e agora com a manutenção de Picciani vai conseguir se manter focado na busca da retomada do crescimento", afirmou uma fonte do Palácio.

"Com a situação política mais calma, a economia vai melhorar", completou.

Uma das queixas ouvidas foi que o rebaixamento veio apenas cinco meses após a mesma agência ter tirado o grau de investimento do Brasil, decisão que acabou sendo seguida por outras agências.

Além disso, assessores palacianos lembram que, de lá pra cá, o governo não teve tempo hábil de colocar em prática as medidas econômicas desejadas, principalmente porque o Congresso esteve em recesso por 40 dias e não houve votações de medidas importantes da área econômica.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilMDB – Movimento Democrático BrasileiroGoverno DilmaPartidos políticoseconomia-brasileiraCrise econômicaAgências de ratingCrise políticaCâmara dos DeputadosStandard & Poor's

Mais de Brasil

Prefeitura de São Paulo vai suspender o rodízio no final do ano; veja datas

Sorocaba confirma 10ª morte por metanol no estado de São Paulo

PF faz operação contra fabricação clandestina de canetas emagrecedoras

Megaoperação mira grupo Fit por suspeita de sonegação de R$ 26 bi