Brasil

PMDB expulsa senadora Kátia Abreu do partido

Sigla informou ter acatado imediatamente a resolução da Comissão de Ética

Senadora Kátia Abreu (Divulgação/Agência Senado)

Senadora Kátia Abreu (Divulgação/Agência Senado)

Luiza Calegari

Luiza Calegari

Publicado em 23 de novembro de 2017 às 14h53.

Última atualização em 23 de novembro de 2017 às 15h31.

São Paulo - O PMDB expulsou a senadora Kátia Abreu (TO) e cancelou sua filiação ao partido, obedecendo a uma recomendação da Comissão de Ética interna.

Em nota publicada no site, o atual presidente do partido, Romero Jucá, afirma que a decisão representa "nova fase de posicionamento" do PMDB.

No Twitter oficial do partido, uma publicação afirma que o PMDB "não tolerará mais desrespeito e ataques sórdidos como aqueles feitos em diversas oportunidades pela senadora".

A decisão, unânime, foi justificada por um artigo do Código de Ética do partido, que prevê expulsão por "ofensas graves e reiteradas contra dirigentes e detentores de mandatos eletivos do Partido, ou contra a própria legenda".

Outro artigo, esse do estatuto do PMDB, também foi invocado para justificar a suspensão, em que também é listada, como ofensa grave, qualquer "infração legal". A senadora argumentou, em sua defesa, que os membros acusados e investigados por corrupção não foram expulsos da sigla. Ainda cabe recurso.

Em setembro, Kátia Abreu tinha sido afastada por 60 dias para que a Comissão de Ética analisasse seu pedido de expulsão.

O ex-ministro Geddel Vieira Lima, dono do "bunker" que continha 51 milhões de reais em dinheiro vivo e que está preso, também foi afastado na mesma época, por vontade própria, mas continua no partido.

Acompanhe tudo sobre:MDB – Movimento Democrático BrasileiroPolítica

Mais de Brasil

Erika Hilton apresenta hoje proposta para acabar com escala 6x1

Sul sofrerá com onda de calor, enquanto 18 estados terão chuvas intensas nesta terça

Lula se reúne hoje com centrais sindicais falar do FGTS de quem optou por saque-aniversário

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular