Brasil

PMDB levará Portos e terá seis ministérios em governo Dilma

PMDB receberá Minas e Energia, Turismo, Agricultura, Secretaria de Aviação Civil, Pesca e receberá também o controle da Secretaria de Portos


	Dilma: com nova divisão da presidente, PMDB passa a controlar parte expressiva da infraestrutura do governo
 (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

Dilma: com nova divisão da presidente, PMDB passa a controlar parte expressiva da infraestrutura do governo (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2014 às 14h51.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff destinará seis pastas para o PMDB na montagem do ministério de seu segundo governo.

Como antecipou o Broadcast, serviço da Agência Estado de notícias em tempo real, o PMDB receberá Minas e Energia, com o senador Eduardo Braga (AM), Turismo, com o deputado Edinho Araújo (SP), Agricultura, com a senadora Kátia Abreu (TO), Secretaria de Aviação Civil, com o deputado Eliseu Padilha (RS), Pesca, com o deputado Hélder Barbalho (PA), e receberá também o controle da Secretaria de Portos.

O titular da pasta ainda está sendo definido.

Como recebeu Pesca, que estava com o PRB, e Portos, que estava ligado ao clã dos Gomes, do PROS, o PMDB abrirá mão do Ministério da Previdência Social.

A expectativa era que a pasta fosse destinada ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que ficará sem mandato.

Mas o próprio PMDB não fazia questão de manter o controle desse ministério, que considerava de baixa visibilidade política.

Com a nova divisão feita por Dilma, o PMDB passa a controlar parte expressiva da infraestrutura do governo, já que comandará Minas e Energia, Aviação Civil e Portos simultaneamente.

A negociação política entre Dilma e o vice-presidente Michel Temer, que preside nacionalmente o PMDB, avançou bastante nas últimas horas.

A confirmação do anúncio, porém, poderá esperar para ser feita em bloco na próxima semana pela presidente.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffGoverno DilmaMDB – Movimento Democrático BrasileiroPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU