Brasil

PF pede ao Supremo para interrogar Lula na Lava Jato

A Polícia Federal pediu autorização do Supremo Tribunal Federal para interrogar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva


	Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: PF quer interrogá-lo para apurar casos da Lava Jato
 (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: PF quer interrogá-lo para apurar casos da Lava Jato (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2015 às 18h44.

São Paulo — A Polícia Federal pediu autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para interrogar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

As informações foram publicadas no site da revista Época e confirmadas pelo STF a EXAME.com.

O documento foi enviado ao Supremo na última quarta-feira pelo delegado Josélio Azevedo de Souza, que atua no caso em Brasília (DF).

O relatório cita Lula como suspeito de ter se beneficiado do esquema de corrupção da Petrobras para obter vantagens pessoais, para o governo e para o PT.  Porém, o delegado pondera que, no entanto, não há provas que mostrem que Lula participou diretamente do esquema de corrupção.

"Em razão da envergadura do esquema de corrupção montado na Petrobras, acha [o ex-diretor da estatal, Paulo Roberto Costa] muito pouco provável que tanto o ex-presidente Lula, quanto Dilma Rousseff não tivessem conhecimento do mesmo", diz o documento.

A publicação ainda narra um depoimento em que o doleiro Alberto Youssef ressaltou que além da presidência da Petrobras, o Palácio do Planalto também estava envolvido na distribuição e repasses de propina.

"Indagado quanto a quem se referia [...] ele esclarece que tanto a presidência da República, a Casa Civil, Ministro de Minas e Energia, Lula, Gilberto Carvalho, Ildeli Salvatti, Gleise Hoffman, Dilma Rousseff, Antonio Palocci, José Dirceu e Edson Lobão, entre outros relacionados".

Apesar de o ex-presidente não ter mais foro privilegiado, o pedido foi encaminhado ao STF, provavelmente, por que envolve outros políticos que só podem ser investigados pelo tribunal.

Para a Polícia Federal, as investigações da operação Lava Jato deixam claro que se trata de “um esquema de poder político alimentado com vultuosos recursos da maior empresa do Brasil”.

 
lula

O delegado também teria pedido autorização para interrogar o presidente do PT, Rui Falcão, os ex-presidentes da Petrobras José Eduardo Dutra e José Sérgio Gabrielli, o ex-tesoureiro das campanhas de Lula e Dilma Rousseff, José Filippi Jr. 

Ao jornal Estado de S. Paulo, o ex-presidente afirmou que não recebeu a requisição da Polícia Federal para prestar depoimento. 

*Atualizado às 16h18 para incluir informações. 

*Atualizado às 15h para incluir confirmação do STF. 

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolícia FederalPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU