Brasil

Por que as eleições na Câmara e no Senado vão acontecer no sábado?

Período de recesso legislativo encerra-se em 1º de fevereiro

Urna preparada para votação no Senado (Andressa Anholete/Agência Senado)

Urna preparada para votação no Senado (Andressa Anholete/Agência Senado)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 1 de fevereiro de 2025 às 10h20.

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal realizam, neste sábado, eleições para definir suas Mesas Diretoras — entre os nomes a serem definidos, estão aqueles que ocuparão a presidência de cada Casa.

Hugo Motta (Republicanos-PB), na Câmara, e Davi Alcolumbre (União-AP), no Senado, são franco favoritos para as vagas atualmente de Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respectivamente. Mas por que a disputa acontecerá em um fim de semana, e não durante a semana?

Neste sábado, 1º de fevereiro, encerra-se o período de recesso legislativo, que se estendeu por dezembro e janeiro. Quando isso ocorre fora de um dia útil, usualmente a primeira sessão do ano acaba postergada — na Câmara, por exemplo, chegou a se trabalhar com a possibilidade de que a eleição da Mesa Diretora acontecesse na segunda-feira, dia 3.

No início de janeiro, porém, Lira optou por marcar a sessão que deliberará sobre o tema para o próprio sábado. Como se noticiou à época, a escolha se deu para que a definição se desse no mesmo dia que a do Senado, que já havia agendado anteriormente sua eleição.

Cargos em jogo

Assim, os senadores escolherão seus próximos presidente, vice-presidentes, secretários e presidentes de comissões a partir das 10h. Já a deliberação na Câmara, envolvendo postos equivalentes, está marcada para começar às 16h.

A permanência nos cargos é de dois anos. Os novos presidentes permanecerão comandando cada Casa até o início de 2027, portanto.

Para ser eleito, o candidato precisa da maioria absoluta dos votos na primeira votação (pelo menos 257 votos, no caso da Câmara, e 41 votos no Senado). Caso isso não ocorra, os dois mais votados enfrentam-se em um segundo turno.

Nas duas Casas, a Mesa Diretora é composta pela presidência (um presidente e dois vices) e pela secretaria (quatro secretários e quatro suplentes), todos definidos neste sábado. A Mesa Diretora é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosSenado

Mais de Brasil

Eduardo Leite deixa aliados de sobreaviso sobre saída do PSDB e indica que pode se filiar ao PSD

Anvisa torna obrigatória retenção da receita para a venda de Ozempic

Veja como vai funcionar novo programa de perícias do INSS para diminuir fila

Relator da maior aposta de Lula, Lira diz que seria 'honraria' ocupar cargo de vice de Bolsonaro