Brasil

Prazo para inscrição no Sisu termina hoje

O Sisu seleciona os estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio

Sisu: (Thinkstock/Thinkstock)

Sisu: (Thinkstock/Thinkstock)

AB

Agência Brasil

Publicado em 29 de janeiro de 2017 às 11h56.

Última atualização em 29 de janeiro de 2017 às 16h30.

Termina hoje (29) às 23h59 o prazo para as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ao todo, são oferecidas 238.397 vagas em 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o resultado será divulgado nesta segunda-feira (30).

Inicialmente, o prazo terminaria no dia 27. No entanto, após falhas no sistema, a pasta prorrogou o prazo das inscrições até este domingo.

O período de matrícula será de 3 a 7 de fevereiro. Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular poderão participar da lista de espera, entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro.

Esses candidatos serão convocados a partir do dia 16 de fevereiro, caso haja vagas remanescentes. O Sisu seleciona os estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a seleção dos novos alunos. Para participar do processo, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação do exame. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem em 2016.

Após a abertura das inscrições, são divulgadas uma vez por dia ao notas de corte de cada um dos cursos, tanto pelo sistema universal quanto pelo sistema de cotas.

O candidato também pode consultar, em seu boletim, a classificação parcial na opção de curso escolhido. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados.

No boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final. Ao longo do período de inscrição, o candidato pode mudar as opções de curso.

O Ministério da Educação ressalta que tanto a classificação parcial quanto a nota de corte são calculadas a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Portanto, são apenas uma referência, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoMEC – Ministério da EducaçãoSisu

Mais de Brasil

Fachin se encontra com Papa Leão XIV no Vaticano antes de assumir presidência do STF

Brasil enfrenta onda de tempestades com risco de tornados nesta semana

Aviação brasileira supera número de passageiros do pré-pandemia em 8,5% e dá força a novos destinos

Dia do Gaúcho: por que 20 de setembro é considerado feriado no Rio Grande do Sul