Brasil

Presentes de Lula e Dilma podem ser incorporados à União

Determinação vale para todos os documentos e presentes recebidos pelos presidentes anteriores que não sejam de natureza "personalíssima" ou de "consumo direto"


	Dilma e Lula: determinação vale para todos os documentos e presentes recebidos pelos presidentes anteriores que não sejam de natureza "personalíssima" ou de "consumo direto"
 (Valter Campanato/ABr)

Dilma e Lula: determinação vale para todos os documentos e presentes recebidos pelos presidentes anteriores que não sejam de natureza "personalíssima" ou de "consumo direto" (Valter Campanato/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2016 às 21h19.

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou ao Palácio do Planalto que os presentes recebidos pelos presidentes da República sejam incorporados ao patrimônio da União desde a edição de um decreto de 2002.

O texto regulamentou os critérios de preservação de acervos privados da Presidência da República e, de acordo com o TCU, foi interpretado equivocadamente.

A determinação do orgão foi encaminhada à Secretaria de Administração da Presidência da República e ao Gabinete Pessoal do presidente Michel Temer e vale para todos os documentos e presentes recebidos pelos presidentes anteriores que não sejam de natureza "personalíssima", como medalhas, ou de "consumo direto", como bonés e camisetas.

Na semana passada, o TCU concluiu a auditoria que vinha fazendo há meses nos palácios do Planalto e da Alvorada e descobriu que 4.564 itens do patrimônio da União estão registrados como extraviados nos sistemas da Presidência da República .

A partir dessa apuração, o tribunal deu o prazo de 120 dias para a identificação de 568 presentes recebidos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e 144 itens pela ex-presidenta Dilma Rousseff, considerados erroneamente como propriedade pessoal.  

*Colaborou Sabrina Craide

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilLuiz Inácio Lula da SilvaTCU

Mais de Brasil

Após criticar mortes no Rio, Lula pede aprovação do projeto antifacção no Congresso

Iberia inaugura em dezembro voo direto entre Recife e Madri

Silvalândias do Brasil: veja as cidades com mais pessoas de mesmo sobrenome

Previsão de ciclone extratropical no RS acende alerta para o fim de semana