Brasil

Privatização da Sabesp: vamos mostrar que a tarifa vai cair, diz Tarcísio

O governador de SP participou do Seminário Brasil Hoje, da Esfera Brasil com parceria de mídia da EXAME, realizado nesta segunda-feira, 15

Tarcísio de Freitas: governador de São Paulo (Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Tarcísio de Freitas: governador de São Paulo (Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Gilson Garrett Jr.
Gilson Garrett Jr.

Repórter de Lifestyle

Publicado em 15 de maio de 2023 às 18h19.

Última atualização em 15 de maio de 2023 às 18h29.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse, nesta segunda-feira, 15, que está empenhado na privatização da Sabesp e que conversa com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e com o Poder Judiciário para chegar ao melhor entendimento sobre o processo. O chefe do Executivo paulista garantiu que após a venda da companhia, o preço pago pelo consumidor será mais baixo que o atual: "Vamos mostrar que a tarifa vai cair", disse ele durante o Seminário Brasil Hoje, da Esfera Brasil com parceria de mídia da EXAME, realizado nesta segunda-feira, 15, em São Paulo.

Tarcísio participou de um painel sobre segurança e a harmonia entre os três Poderes ao lado do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ricardo Anafe, e do presidente da Alesp, André Prado. O governador reforçou um entendimento único entre Executivo e Judiciário em pendências sobre o Rodoanel Norte, por exemplo, que possibilitou a concessão do trecho no começo deste ano.

No caso da Sabesp, o processo ainda depende de aprovação da Alesp e de outros estudos que estão sendo feitos pelo Executivo paulista. O modelo que deve ser adotado é similar ao que ocorreu com o da Eletrobras, em que o governo vendeu ações para perder o controle da companhia. Atualmente, 50,3% do capital é público. Nos planos de Tarcísio, a ideia é manter o estado com participação relevante dentro da composição societária.

Investimento em segurança pública

Durante o debate, o governador Tarcísio defendeu ainda investimento em segurança pública, saúde e educação como indutor do desenvolvimento econômico do estado. "Temos como desafio o enfrentamento das drogas, da dependência química, e das pessoas em situação de rua", disse.

Sobre a Cracolândia, o governador defendeu ações de várias áreas, incluindo a transferência do centro administrativo estadual do Morumbi para o centro da cidade. "Estamos completamente comprometidos em resolver o problema. Temos de socorrer essas pessoas que são vítimas e fazer o encaminhamento de saúde. Não adianta tirar as pessoas dessa situação e não apresentar uma porta de saída. No estado está faltando mão de obra. A nossa missão é identificar a qualificação e a vocação das pessoas e oferecer um emprego", disse.

Acompanhe tudo sobre:Tarcísio Gomes de FreitasSão Paulo capital

Mais de Brasil

Metrô do Rio inicia instalação de biometria facial contra fraudes

Dino exige aos Três Poderes campanha sobre transparência de emendas

CNH sem autoescola: quando a medida deve entrar em vigor?

'Taxa das blusinhas': número de consumidores que deixaram de fazer compras salta 192%