Brasil

Projeto Talentos do Brasil Rural lança linha de cosméticos

Projeto valoriza produtos da agricultura familiar e os insere no mercado turístico através da venda em hotéis e restaurantes no entorno das cidades-sede da Copa


	Mel: em evento, foi apresentada parceria entre a Cooperativa Vacariense de Apicultores e a Realgem's, empresa paranaense fabricante de cosméticos para a rede hoteleira (Alex Silva / Saúde)

Mel: em evento, foi apresentada parceria entre a Cooperativa Vacariense de Apicultores e a Realgem's, empresa paranaense fabricante de cosméticos para a rede hoteleira (Alex Silva / Saúde)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de abril de 2014 às 14h06.

Brasília - A primeira linha de cosméticos fruto do Projeto Talentos do Brasil Rural foi lançada hoje (16) em Brasília. Criado pelos ministérios do Turismo e do Desenvolvimento Agrário e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o projeto tem o objetivo de valorizar produtos da agricultura familiar e inseri-los no mercado turístico por meio da venda em hotéis, bares e restaurantes localizados no entorno das 12 cidades-sede da Copa do Mundo.

Durante o evento, foi apresentada a parceria entre a Cooperativa Vacariense de Apicultores, que reúne 48 famílias produtoras de mel em Vacaria (RS), e a Realgem's, empresa paranaense fabricante de cosméticos para a rede hoteleira.

Segundo o presidente da cooperativa, Alair Maciel de Vargas, a agroindústria vendeu em março um primeiro lote da matéria-prima a preço de mercado para a Realgem's que produziu a Linha Talentos do Brasil com shampoo, condicionador, sabonete e loção hidratante com extrato de mel. “O maior benefício que temos hoje é a divulgação da nossa cooperativa e dos nossos produtos. Vamos colher frutos no futuro com mais clientes”, disse Vargas.

Segundo o diretor comercial da Realgem's, Mauro Oliveira, o projeto Talentos do Brasil une o pequeno produtor e a indústria por meio da ideia da sustentabilidade. “O projeto contempla um contrato que gera benefício compartilhado para a comunidade rural pois 5% do que for vendido retornará para a cooperativa. Já temos um contrato com a rede de resorts Club Med que vai estar com os produtos da linha Talentos do Brasil, a partir de junho”, disse Oliveira.

A coordenadora do projeto no Sebrae, Vânia Fernandes, informou que 25 mil agricultores familiares foram beneficiados pelo Talentos do Brasil Rural. Os 89 empreendimentos nos setores de cosméticos, alimentos, bebidas e artesanato e os 23 empreendimentos de roteiros turísticos, todos escolhidos por chamadas públicas, receberam capacitação em gestão e consultoria em qualidade, ajuda na elaboração de contratos e de planos de ação. “Esse projeto, além de beneficiar a agricultura familiar, está levando o conceito de sustentabilidade, cada vez mais valorizado, para hotéis, bares e restaurantes”, acrescentou Vânia.

Para o diretor do Departamento de Produtos e Destinos do Ministério do Turismo, Marcelo Lima Costa, o projeto é uma estratégia inovadora de acesso a mercados via produtor rural e turismo. Segundo o coordenador da área de comercialização do Ministério do Desenvolvimento, o Talentos do Brasil Rural vai melhorar a renda e a qualidade de vida dos agricultores familiares.

Acompanhe tudo sobre:EsportesFutebolCosméticosCopa do MundoSebraeMinistério do Turismo

Mais de Brasil

Atos contra PEC da Blindagem ocorrem em dezenas cidades do país neste domingo

Fachin se encontra com Papa Leão XIV no Vaticano antes de assumir presidência do STF

Brasil enfrenta onda de tempestades com risco de tornados nesta semana

Aviação brasileira supera número de passageiros do pré-pandemia em 8,5% e dá força a novos destinos