Brasil

PSDB-SP entrará com representação contra Skaf e Fiesp

Diretório estadual do partido vai entrar com uma representação contra o candidato do PMDB ao governo de paulista

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2014 às 21h50.

São Paulo - O diretório estadual do PSDB vai entrar nesta terça-feira, 8, com uma representação na Justiça Eleitoral contra o candidato do PMDB ao governo de paulista, Paulo Skaf, e a Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O partido acusa o peemedebista e a entidade que ele mesmo presidiu até maio deste ano de abuso de poder econômico, uso indevido dos meios de comunicação e promoção pessoal de Skaf em propagandas da Fiesp veiculadas neste fim de semana, quando começou oficialmente a campanha eleitoral.

A representação elaborada pelo PSDB aponta que, embora a Fiesp não se utilize da figura de Skaf nas peças publicitárias, a entidade promove bandeiras da gestão do peemedebista na presidência da instituição, como o combate ao reajuste do IPTU e a campanha contra o aumento da conta de luz.

Algumas delas, inclusive, serão levadas por Skaf para a campanha, a exemplo das escolas construídas pela entidade quando ele foi presidente.

"A Fiesp é um órgão sindical. Sindicato não pode fazer propaganda", afirmou o presidente do PSDB paulista, deputado Duarte Nogueira. "Elas foram ao ar logo que começou a campanha eleitoral. É muito descaramento. É um absurdo, um absoluto escárnio".

Skaf é o segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto. No último Datafolha, divulgado no começo de junho, o peemedebista aparecia com 21%, atrás somente do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que tem 44%.

O peemedebista foi alvo de várias representações abertas pelos seus adversários enquanto presidiu a Fiesp. Todas elas com as mesmas acusações.

Em 2013, a entidade chegou a desembolsar R$ 32 milhões em propaganda institucional, a maioria delas protagonizada por Skaf.

A empresa de publicidade contratada pela Fiesp é de Duda Mendonça, quem coordenará o marketing da campanha de Skaf ao governo paulista. Procurado pela reportagem, o peemedebista afirmou que não vai se manifestar sobre o assunto.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2014FiespOposição políticaPartidos políticosPolítica no BrasilPSDB

Mais de Brasil

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU

Dilma Rousseff é internada em Xangai após mal-estar