Brasil

PSOL lança Luiza Erundina à presidência da Câmara

A bancada do PSOL lançou a candidatura da deputada Luiza Erundina (SP) para concorrer à presidência da Câmara


	Deputada Luiza Erundina: "será uma candidatura que não terá compromisso com o presidente interino Waldir Maranhão nem com o presidente que está para ser cassado (Eduardo Cunha)"
 (Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)

Deputada Luiza Erundina: "será uma candidatura que não terá compromisso com o presidente interino Waldir Maranhão nem com o presidente que está para ser cassado (Eduardo Cunha)" (Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2016 às 19h00.

Brasília - A bancada do PSOL lançou nesta segunda-feira, 11, a candidatura da deputada Luiza Erundina (SP) para concorrer à presidência da Câmara.

Com um discurso crítico à aproximação do PT e do DEM, a bancada decidiu colocar a deputada na disputa para marcar posição e tentar atrair o voto de parlamentares de esquerda.

"Será uma candidatura que não terá compromisso com o presidente interino Waldir Maranhão nem com o presidente que está para ser cassado (Eduardo Cunha)", disse Erundina.

A bancada tem apenas seis parlamentares e embora tenha procurado petistas para pedir apoio, a expectativa é que não atraia nenhuma sigla. Durante a apresentação de Erundina como candidata, o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), criticou o flerte do DEM com o PT.

"Isso seria completamente inconcebível", atacou.

Erundina deixou o PSB em março e, enquanto prepara a criação de um novo partido, filiou-se ao PSOL. Em um episódio, durante a crise envolvendo o afastamento do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e a ascensão de Waldir Maranhão (PP-MA) ao comando da casa, Erundina participou de uma 'rebelião' em plenário e simbolicamente continuou presidindo a sessão mesmo com o trabalhos encerrados.

A deputada também é pré-candidata à Prefeitura de São Paulo e diz que não pretende desistir da campanha na capital paulista.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosPartidos políticosPolítica no BrasilPSOL – Partido Socialismo e Liberdade

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU