Brasil

PT diz que e-mail de Lula não tem a ver com campanha

Segundo vice-presidente nacional do partido, e-mail com mensagem do ex-presidente não tem caráter eleitoral


	Ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva: texto escrito pelo ex-presidente tem como título "Lula enviou uma mensagem para você" 
 (Valter Campanato/ABr)

Ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva: texto escrito pelo ex-presidente tem como título "Lula enviou uma mensagem para você"  (Valter Campanato/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2013 às 18h37.

São Paulo - O vice-presidente nacional do PT, Alberto Cantalice, garantiu nesta quarta-feira, 16, que a ação de enviar um e-mail com uma mensagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem caráter eleitoral. "Não tem nada a ver com campanha", disse, com exclusividade ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado. Segundo ele, no entanto, caso a lei venha permitir o uso das redes sociais nas eleições, a sigla não hesitará em usá-la. "Se a lei permitir lá na frente vamos usar as redes para difundir os nossos candidatos", afirmou.

Segundo Cantalice, o teor da mensagem não tem cunho eleitoral e "em nenhum momento toca no nome da nossa candidata ou de qualquer candidato a governador". O petista pondera que hoje "todo mundo tem rede social". "O Aécio (Neves) tem, a Marina (Silva) tem, o (Eduardo) Campos tem", afirmou, referindo-se aos prováveis adversários da presidente Dilma Rousseff em 2014. Ele não lembrou, contudo, que a própria presidente Dilma Rousseff reativou sua conta no Twitter.

A ideia de enviar uma mensagem do ex-presidente partiu do Diretório Nacional e, segundo Cantalice, o e-mail foi enviado a filiados, militantes, simpatizantes e para as demais pessoas cadastradas no mailing do partido. "O Diretório Nacional pediu para o Lula fazer essa carta, porque ele é uma figura muito forte, com muita credibilidade", afirmou.

Além de ser distribuída por e-mail, a mensagem do ex-presidente está em destaque nas redes sociais do PT e também de Lula. "Já estamos tendo uma repercussão muito grande", afirmou o dirigente, destacando que apenas nesta quarta quase duas mil pessoas passaram a "curtir" a página do partido. "É como se fosse um pontapé inicial para ampliar a difusão das nossas ideias na rede. A carta é proativa, não ataca ninguém, só pede para as pessoas se somarem", reforça.

Segundo Cantalice, o poder do ex-presidente nas redes sociais pode ser medido pela sua popularidade. "O facebook dele tem 375 mil curtidas e a página do PT tem 54 mil, mas hoje está um ponto fora da curva, está explodindo", frisou.

A mensagem

O texto escrito pelo ex-presidente tem como título "Lula enviou uma mensagem para você" e pede que o leitor "acompanhe, curta e participe das páginas do PT nas redes sociais e se informe". "Todos sabemos que a internet está sendo cada vez mais utilizada pelas pessoas para conversar sobre política e se informar sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo", diz um trecho do da carta. "É nosso papel mostrar dados que não aparecem em outros lugares."

A mensagem começa com o famoso bordão do ex-presidente "Companheiro/a" e destaca feitos da década de administração petista no comando do País. "Não existe tema em que não tenhamos grandes avanços para mostrar", exalta Lula.

O ex-presidente Lula pede ainda que as pessoas tenham atenção ao debater e divulgar informações na internet para não "colaborar com a criação de uma série de informações e acusações falsas que têm surgido na rede". "Lembre sempre de checar as informações antes de divulgá-las", alerta Lula.

O e-mail de Lula ainda diz que o PT não deve reclamar de não ter espaço "em outras mídias". "Vamos utilizar essa ferramenta fantástica que é a internet para falar do nosso projeto", afirma.

Por fim, Lula termina reforçando o convite para que o internauta junte-se ao partido. "Quanto mais gente participar, quanto mais a política for debatida, mais consolidada estará a nossa democracia e mais nosso país avançará em direção a uma sociedade mais justa para todos. Participe deste debate e vamos continuar transformando o Brasil", conclui.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2014Luiz Inácio Lula da SilvaPartidos políticosPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU