Brasil

PT diz que vai registrar candidatura de Lula em agosto

Em nota, o PT disse que não irá aceitar "passivamente que a democracia e a vontade da maioria sejam mais uma vez desrespeitadas"

Lula: o PT vai confirmar a candidatura de Lula (Ricardo Moraes/Reuters)

Lula: o PT vai confirmar a candidatura de Lula (Ricardo Moraes/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 24 de janeiro de 2018 às 19h01.

Última atualização em 24 de janeiro de 2018 às 19h45.

Brasília - O PT afirmou que não irá se render ao que considera uma "injustiça", após a manutenção, por unanimidade, nesta quarta-feira, da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no julgamento do recurso do processo do tríplex do Guarujá (SP) pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Em nota, o PT disse que não irá aceitar "passivamente que a democracia e a vontade da maioria sejam mais uma vez desrespeitadas" e que vai confirmar a candidatura de Lula na convenção partidária e registrá-la em 15 de agosto.

"Não vamos aceitar passivamente que a democracia e a vontade da maioria sejam mais uma vez desrespeitadas. Vamos lutar em defesa da democracia em todas as instâncias, na Justiça e principalmente nas ruas", diz o partido na nota.

"Vamos confirmar a candidatura de Lula na convenção partidária e registrá-la em 15 de agosto, seguindo rigorosamente o que assegura a legislação eleitoral. Se pensam que história termina com a decisão de hoje, estão muito enganados, porque não nos rendemos diante da injustiça."

O PT deve reunir sua Direção Nacional na quinta-feira, em São Paulo, e reafirmar a candidatura de Lula ao Planalto.

Os desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) votaram, por unanimidade, pela condenação do ex-presidente Lula pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Durante o julgamento nesta quarta-feira de recurso do petista em processo relacionado ao apartamento tríplex em Guarujá, no litoral de São Paulo, eles também decidiram aumentar a pena fixada anteriormente pelo juiz de primeira instância Sérgio Moro.

Acompanhe tudo sobre:PT – Partido dos TrabalhadoresOperação Lava JatoLuiz Inácio Lula da SilvaTRF4

Mais de Brasil

Hugo Motta diz que Câmara vota IR na quarta mesmo sem acordo sobre anistia

Governo prevê repasse para universidades e agências federais 53% menor em 2026 do que em 2014

Ibama aprova simulação da Petrobras na Margem Equatorial, último passo para licença de exploração

Lula diz que reunião com Trump ocorrerá 'o mais rápido possível e vai correr bem'