Brasil

PTB desiste da candidatura de Cristiane Brasil, que está presa

Decisão foi tomada após a Justiça do Rio manter, neste domingo, 20, sua prisão preventiva

Cristiane Brasil: filha de Roberto Jefferson está detida por suspeitas de fraudes na área de Assistência Social do Rio (Antonio Augusto/Agência Câmara)

Cristiane Brasil: filha de Roberto Jefferson está detida por suspeitas de fraudes na área de Assistência Social do Rio (Antonio Augusto/Agência Câmara)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 21 de setembro de 2020 às 18h04.

Presa desde o dia 11 deste mês, Cristiane Brasil não será mais candidata à Prefeitura do Rio pelo PTB. A decisão foi tomada após a Justiça do Rio manter, neste domingo, 20, sua prisão preventiva - ela está detida por suspeitas de fraudes na área de Assistência Social do Rio.

Até então, a legenda mantinha a candidatura dela, que não tem impedimento legal de concorrer. A Lei da Ficha Limpa só prevê a proibição para condenados por órgão colegiado, o que não é o caso da filha de Roberto Jefferson.

Agora, no entanto, sabendo que ela dificilmente sairá da cadeia a tempo de participar da campanha, a sigla optou por lançar Fernando Bicudo, que seria o vice de Cristiane. Ele é ex-diretor do Teatro Municipal do Rio.

Os desvios na Fundação Leão XIII, órgão ligado ao Estado, teriam chegado a R$ 120 milhões, segundo denúncia do Ministério Público. Cristiane é acusada de envolvimento com o esquema quando era secretária municipal de Envelhecimento Saudável. Ela nega as acusações e se diz vítima de perseguição política.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2020PTB — Partido Trabalhista BrasileiroRio de Janeiro

Mais de Brasil

STF encerra interrogatório de 31 réus da trama golpista

Brasil tem duas cidades entre as 10 melhores da América da Latina para estudar; saiba quais são

PNE mobiliza debate nacional sobre os rumos da educação pública

Previsão do tempo: frente fria derruba termômetros nesta terça-feira, 29