Brasil

PUC-SP abre banheiro unissex para público em geral

A PUC afirma que decisão foi tomada de olho na diversidade de sua comunidade

Banheiro Unissex: é um dos toaletes espalhados pelo campus (PUC-SP/Facebook/Reprodução)

Banheiro Unissex: é um dos toaletes espalhados pelo campus (PUC-SP/Facebook/Reprodução)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 15 de agosto de 2017 às 09h46.

São Paulo - O casal de amigos conversa no corredor da faculdade enquanto ambos caminham. Calças jeans rasgadas, tênis, livro na mão. Falam sobre como inserir a Revolução Francesa em um trabalho - mas não dá para ouvir o fim da conversa. Juntos, rapaz e moça entram no mesmo banheiro e continuam o papo.

A cena ocorreu nesta segunda-feira, 14, na tradicional Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, em Perdizes, zona oeste. A instituição estreou seu primeiro banheiro unissex, dizendo que a medida não é voltada a nenhum público específico e sim à comunidade como um todo.

O banheiro unissex é um dos toaletes espalhados pelo campus. Fica no primeiro andar do chamado prédio novo, diferenciado apenas por uma placa com desenhos de um homem e uma mulher estilizados.

A estudante de Letras Luana Gonçalves, de 19 anos, aprovou a medida, que, segundo ela, atendeu pedido da comunidade acadêmica. "O bom é que a reitoria não anulou os banheiros masculino e feminino. Ela manteve, mas criou esse novo, para quem quiser usar", disse. Para Luana, a nova instalação é uma "evolução" que fará bem ao meio acadêmico. Ela disse ainda não acreditar que o banheiro será usado apenas pela comunidade LGBT da PUC. "Todo mundo vai usar."

Sua amiga, a também estudante de Letras Beatriz Frade Inácio, de 21 anos, afirma ter lido comentários negativos à iniciava nas redes sociais. "São de meninas que ficaram com medo de assédio, mas a maioria aprovou." Beatriz destacou que quem não quiser não precisa usar o unissex e lembrou que nas baladas o formato é comum.

Em sua página no Facebook, a PUC afirma que, de olho na diversidade de sua comunidade, "composta por alunos, professores e funcionários, buscou contemplar a todos" com o banheiro. "Esse sanitário é de uso comum, não direcionado a um público específico."

Acompanhe tudo sobre:Faculdades e universidadesSão Paulo capitalPUC

Mais de Brasil

Em meio a indefinição sobre data, Motta diz que há um compromisso com votação da isenção do IR

Bolsonaro pede autorização ao STF para realizar procedimento em hospital

Barroso afirma que julgamento de Bolsonaro no STF ocorre 'à luz do dia' e será decidido por provas

Rui Costa critica apoio a Bolsonaro no 7 de setembro e tarifas dos EUA a produtos brasileiros